Coulthard surpreende em Mônaco

Surpresa no Grande Prêmio de Mônaco. Com uma largada perfeita, o escocês David Coulthard, depois de mais de um ano, venceu de ponta a ponta a sétima etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A última vitória do britânico foi há pouco mais de um ano, no GP da Áustria, dia 13 de maio. O resultado quebrou a invencibilidade do carro novo da Ferrari. A F2002, desde a estréia no Brasil, havia vencido todas as corridas que disputou, sempre com Michael Schumacher. David não estava entre os favoritos pelas ruas de Monte Carlo, apesar da boa segunda posição no grid conquistada em boa parte graças aos pneus Michelin. Sua equipe vive uma fase de declínio na categoria, superada de longe pela Ferrari e pela Williams, que largava na pole com Juan Pablo Montoya. Mas uma boa largada e uma pilotagem segura e precisa acabaram garantindo ao escocês a 12ª vitória de sua carreira e a segunda no Principado.

Em segundo ficou o líder do campeonato, Michael Schumacher, que herdou a segunda posição com a quebra do motor do colombiano. O irmão Ralf completou o pódio. Daí para trás, todas as posições estão sub júdice. Os comissários do GP de Mônaco descobriram uma irregularidade no Renault do italiano Jarno Trulli, que termino na quarta posição. Assim como ocorreu no GP da Áustria 2000, faltavam os selos na caixa eletrônica do carro do piloto. Como a verificação não pode ser realizada em Mônaco, a classificação final completa do GP de Mônaco será oficializada apenas na quarta-feira. Caso seja confirmada a desclassificação de Trulli, Rubens Barrichello ganhará um ponto, uma vez que, na pista, terminou em sétimo.

De fato o domingo não foi bom para os brasileiros em Mônaco. Rubinho, o melhor colocado, chegou em sétimo após uma corrida confusa e cheia de problemas. Primeiro ele destruiu o bico de seu Ferrari ao acertar a traseira do McLaren de Kimi Raikkonen. Depois, foi punido com um stop and go pela manobra, ficando 10 segundos dentro dos boxes. Mas, desafortunadamente, Rubinho excedeu o limite de 60km/h ao deixar os boxes e teve de cumprir nova punição, ficando mais dez segundos parado.

Já Bernoldi fazia boa corrida e pressionava Massa na briga pela 10ª posição. De tanto pressionar, Bernoldi fez linda manobra e passou Massa, que perdeu o controle do Sauber e tocou no brasileiro da Arrows, arruinando a corrida de ambos. Ambos voltaram para a pista, e Bernoldi terminou em 12º, enquanto Massa bateu novamente e abandonou. Felipe explicou que sofreu com um problema de freios durante a corrida e por isso passou direto na curva Saint-Devot, acertando de frente o guard-rail. “Eu simplesmente perdi os freios. Quando pisei no pedal, percebi que não iria parar e bati contra o guard rail. Mas estou bem. Amanhã vou para Silverstone pois a equipe vai testar”, falou Massa.

Ocorrências do GP de Fórmula 1

Resultado provisório por possível irregularidade na caixa eletrônica do carro de Trulli, detectada na vistoria técnica (FIA decide nesta semana se desclassifica o piloto); Button punido com drive-through por queimar a largada; Massa punido com stop & go por causar acidente com Bernoldi; Barrichello punido com stop & go por causar acidente com Raikkonen e com drive-through por exceder a velocidade nos boxes; Bernoldi punido com drive-through por cortar a chicane na saída do túnel e tirar vantagem do fato.

Próxima etapa: GP do Canadá, em Montreal, dia 9 de junho.

Voltar ao topo