Corridas do WTCC são vitrine turística para Curitiba

A etapa curitibana do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), que começa nesta quinta-feira (5) e vai até domingo (8), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, é uma vitrine turística que leva a imagem da cidade a mais de 80 países onde os eventos são divulgados e retransmitidos pela imprensa internacional.

“O retorno para a economia da cidade e para a projeção de Curitiba como destino turístico é gigantesco. Por isso escolhemos a Pedreira Paulo Leminski como cenário do evento de abertura, nesta quinta-feira (5), aproveitando um de nossos pontos turísticos mais importantes”, explica a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

A abertura oficial do WTCC na Pedreira Paulo Leminski, com a entrevista coletiva para a imprensa nacional e internacional, está marcada para as 18h30 desta quinta-feira (5). As corridas principais acontecerão no domingo (8), a partir das 13h, no Autódromo de Curitiba.

A expectativa de público para o evento é de 40 mil pessoas. Entre pilotos, engenheiros, técnicos e auxiliares das equipes de corrida, quase mil profissionais trabalham diretamente no evento, e quase todos são estrangeiros. Estes visitantes aquecem os setores de gastronomia, hotelaria e de serviços, gastando uma média de 288 dólares (quase R$ 700) por dia na cidade, de acordo com os cálculos do Instituto Municipal de Turismo. Nos três anos anteriores, a injeção total de recursos na economia local foi de R$ 12 milhões.

Esta será a quarta edição da prova promovida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na cidade. Consolidado no calendário turístico curitibano, o evento poderá contar com o apoio financeiro da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) a partir de 2010. Juliana Vosnika informa que o projeto será apresentado ao Ministério do Turismo para incluir o WTCC na lista de eventos brasileiros geradores de fluxo turístico que já passaram da quarta edição e se firmaram no calendário nacional, como o festival de Parintins no Maranhão e o carnaval do Rio de Janeiro.

Também a partir de 2010 as agências de turismo de Curitiba poderão montar pacotes de viagem para visitantes brasileiros e estrangeiros tendo como ponto central os treinos e as corridas do WTCC. O Instituto Municipal de Turismo convidou as operadoras de Curitiba a participar do evento deste ano para conhecer de perto o potencial turístico do WTCC e criar pacotes especiais a partir do próximo ano.

Além do WTCC, Curitiba terá neste mesmo fim de semana o Intercontinental Rally Challenge, que acontecerá em cidades da região metropolitana, e as provas suportes Porsche GT3 e Trofeo Maserati. Esta será a primeira vez que a Intercontinental Rally Challenge acontecerá na América do Sul.

 

Voltar ao topo