Trilhas de matas densa, desafio aos
74 competidores da abertura do circuito.

Com a participação de vinte equipes, começa hoje o primeiro Circuito Paranaense de Corridas de Aventura, competição que este ano terá duas etapas. A primeira delas tem largada prevista para as 9h, em frente à igreja matriz de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. O Circuito Extremaventura de Adventure Race tem como proposta revelar equipes do Paraná para o esporte. “Nossa idéia é fazer o nível competitivo dos times paranaenses melhorar neste esporte”, pondera o diretor e organizador da prova, Julio Cezar Camargo, que programou a segunda etapa do circuito para agosto.

A etapa de hoje, terá um percurso de 100 km, divididos em cinco modalidades: corrida, mountain bike, trekking, rappel e orientação. Serão onze equipes paranaenses, seis catarinenses, uma gaúcha e duas paulistas. Estas equipes vão lutar por prêmios e o campeão ganha uma vaga na Extremaventura/Itambé, prova válida pelo Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, que será disputada em outubro, além de definir o campeão do Circuito Extremaventura.

A corrida deste sábado deverá ter mais de dificuldade que uma prova normal: o frio intenso desta época do ano na Serra da Bocaina, região onde será disputada a competição. “Estamos orientando os participantes a utilizar roupas que os protejam do frio”, explica Julio Cezar. “Medimos a temperatura nos locais de disputa durante a semana passada e a temperatura registrada foi de 3 graus celsius à noite”, completa Camargo, que prevê a chegada dos primeiros colocados entre 20h e 21h.

A segurança da etapa será feita por um grupo formado por dois paramédicos do Hospital Angelina Caron, além de três socorristas do Corpo de Salvamento de Montanha (Cosmo).

A primeira etapa do Circuito Extremaventura de Adventure Race conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Bocaiúva do Sul e Hospital Angelina Caron. O apoio é da Companhia de Cimento Itambé e Concrebras. A realização é da Extrema Aventura Marketing Esportivo e Eventos de Ação.

Muitos desafios num só esporte

A corrida de aventura é uma modalidade esportiva multidisciplinar disputada em áreas naturais, que causem baixo impacto ambiental. Os concorrentes podem participar destes eventos em equipes individuais e de até dez integrantes (dependendo dos objetivos estipulados pelos organizadores). Ao menos um dos integrantes deve ser de sexo oposto (com exceção de equipes individuais ou formadas apenas por mulheres).

As provas são de curta (em média de 12h a 34h), média (de 36h a 60h) e longa duração (de 5 a 12 dias). A organização estipula um número máximo de equipes participantes, garantindo assim a segurança das mesmas, além de configurar um baixo impacto às regiões onde são disputadas as provas.

Uma corrida de aventura pode ser definida como uma reunião de vários esportes dentro de uma única competição. São provas de trekking (caminhada ou corrida em meio à florestas nativas ou secundárias, vencendo percursos em sua maioria com terreno acidentado), canyoning ( transposição de canyons por dentro dos mesmos), rapel (descida de corda em paredões de pedra ou grandes desníveis sem apoio), cascade ( rapel de cachoeira), raid and run (um membro da equipe sobre o cavalo e os outros correm acompanhando o conjunto), tiroleza (transposição de obstáculos como rios, encostas ou vales, através de um cabo aéreo que liga dois pontos), mountain bike (ciclismo fora de estrada ou em montanhas), raffting (descida em corredeiras de rios utilizando botes infláveis de borracha), canoagem (navegação em barcos a remo de pequeno porte, caiaques ou canoas canadenses, etc.) e, eventualmente, provas de mergulho em apinéia (sem oxigênio artificial).

Programa forma a base

Durante o evento, será divulgado o Programa de Prevenção e Acidente Zero na Aventura – o PPAZ na Aventura, iniciativa pioneira no Brasil, cujo o objetivo é capacitar os atletas deste esporte com técnica e prevenção de acidentes em corridas de aventura. O programa está formatado com sete módulos divididos em seis cursos e duas clínicas, voltadas a atletas e iniciantes em esportes de aventura, que desejam se aprimorar ou adquirir conhecimentos sobre: Socorros Urgentes em Áreas Remotas, Técnicas Verticais, Canoagem, Orientação e Navegação, Excursionismo de Mínimo Impacto, Mountain Bike, Cavalgada, Sobrevivência e Prevenção de Acidentes, tendo como objetivo treinar atletas para a solução de problemas em situações de risco, credenciando-os para participação em Corridas de Aventura.

continua após a publicidade

continua após a publicidade