Correndo entre as belezas do litoral

A terceira etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura vai ter um roteiro especial. Os cem competidores que irão participar da prova, terão uma grande surpresa com a beleza cênica dos pontos por onde deverão passar, ao longo do percurso, principalmente na primeira e mais difícil etapa da prova. “Eles terão alguns quilômetros de remadas, com a modalidade de canoagem abrindo a competição. Mas quando atingirem o ponto mais aberto na baía de Paranaguá, terão uma visão fantástica, com todo o conjunto Marumbi, Serra dos Órgãos (Pico Paraná, a Serra da Farinha Seca, do Pau Oco e da Prata, podendo visualizar toda a cadeia de montanhas do Leste paranaense”, revela Julio Camargo, organizador do circuito, falando sobre alguns dos pontos por onde irão passar os atletas.

Além da paisagem da serra, vista em meio à baía de Paranaguá, a prova vai passar por dois dos principais rios da região, e no meio deste desafio, parte da equipe terá que enfrentar cerca de 800m de natação. “Não será muito distante o trecho de braçadas, por isso as equipes terão que avaliar se vale a pena ou não carregar por exemplo as nadadeiras”, explica Julio Camargo.

Base formada

Há mais de dois anos no mercado, a Extrema Aventura está começando a colher em 2003 o trabalho de base que vem desenvolvendo. A prova deste fim de semana, válida pela terceira etapa do circuito, vai reunir nada menos que 80 atletas de corrida de aventura provenientes de Curitiba. “Para nós, isso é uma vitória e mostra que o esporte, por suas características desafiadoras, tem um futuro de sucesso”, argumenta Camargo, que na primeira prova realizada, em maio de 2001, reuniu pouco mais de 20 atletas do Paraná. “A maior parte das equipes daquela primeira prova vieram de fora do Estado”, reconhece Julio.

Hoje, no entanto, os paranaenses são a grande maioria. “Temos 22 times da capital e mais um do interior (Foz do Iguaçu), e somente quatro de fora”, festeja o organizador.

Briefing

Hoje, a partir das 19h30, a direção de prova vai realizar, na sede da Reserva Biológica do Cambuhi, na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais (av. Comendador Franco, 9555. Na reunião, a direção de prova vai passar todos os detalhes aos competidores.

A prova terá 65 km, distribuídos em provas de orientação, mountain bike, natação, canoagem, trekking e caminhada por leito de rios, e terá largada às 8h da manhã de sábado, ao lado do Palco Tutóia (ao lado do Mercado Municipal), em Paranaguá.

A terceira etapa do Circuito Paranaense de Corrida de Aventura – Extremaventura 2003, tem os patrocínios da Red Bull e Fundesportes de Paranaguá, com apoios da Solaris Comunicação, Ford Slaviero, Paraná Esporte e Prefeitura de Paranaguá.

Voltar ao topo