Correção: A matéria enviada anteriormente continha erros. O Universidad Católica, o Deportivo Quito e o Universitário estão classificados para a Libertadores, mas ainda não foi definido como representarão seus países. Além disso, San Luís e Chivas Guadalajara foram eliminados da Libertadores por conta do surto de gripe suína em 2009. E o confronto entre Palmeiras e Real Potosí aconteceu na fase preliminar da Libertadores de 2009. Segue a versão corrigida.

O Corinthians já conhece um dos seus adversários na primeira fase da Libertadores de 2010. O sorteio realizado nesta sexta-feira pela Confederação Sul-Americana de Futebol definiu que o time do Parque São Jorge estará no Grupo 1 da competição e um dos seus adversários será o Cerro Porteño, do Paraguai.

O Corinthians sabe também que um dos seus rivais será um representante colombiano, ainda indefinido (Colômbia 2). E o outro adversário sairá do confronto entre o Racing, do Uruguai, e outro time da Colômbia (Colômbia 3).

Os outro quatro representantes brasileiros ainda não estão definidos, mas o caminho que percorrerão na Libertadores já é conhecido. O campeão brasileiro (chamado de Brasil 2) vai disputar o Grupo 8 contra Universidad do Chile, Caracas e o vencedor do confronto entre um time argentino e um chileno (Chile 3)

O vice-campeão brasileiro, que está no Grupo 5, vai enfrentar o Cerro, do Uruguai, um clube equatoriano (Equador 1) e o vencedor do confronto entre um clube argentino (Argentina 6) e um equatoriano (Equador 3). O terceiro colocado do Brasileirão caiu no Grupo 2. Seus adversários serão um time paraguaio (Paraguai 2), o Once Caldas e um representante mexicano (México 2).

O quarto lugar do Brasileirão (chamado de Brasil 5) vai enfrentar uma equipe boliviana na Fase Preliminar. A situação repete 2009, quando o Palmeiras enfrentou o Real Potosí e avançou para a fase de grupos. Caso supere esta etapa, o time brasileiro vai enfrentar o Velez Sarsfield, um representante chileno (Chile 2) e o Deportivo Itália, da Venezuela, pelo Grupo 7.

Em 2010, a Libertadores terá a participação de 40 clubes e será paralisada durante a Copa do Mundo. Assim, a finalíssima só ocorrerá em 18 de agosto. San Luis e Chivas vão entrar nas oitavas de final, como compensação por terem sido eliminados da edição de 2009 do torneio por conta do surto de gripe suína no México.

Confira os confrontos da fase preliminar, que serão disputados entre 27 de janeiro e 3 de fevereiro, e as chaves da Libertadores de 2010:

Fase Preliminar

Jogo 1 – Deportivo Táchira (Venezuela) x Paraguai 3

Jogo 2 – Peru 3 x México 3

Jogo 3 – Argentina 5 x Chile 3

Jogo 4 – Brasil 5 x Bolívia 3

Jogo 5 – Argentina 6 x Equador 3

Jogo 6 – Colômbia 3 x Racing (Uruguai)

Grupo 1

Corinthians

Cerro Porteño (Paraguai)

Colômbia 2

Vencedor do jogo 6

Grupo 2

Brasil 4

Paraguai 2

Once Caldas (Colômbia)

México 2

Grupo 3

Estudiantes (Argentina)

Bolívar (Bolívia)

Peru 2

Vencedor do jogo 2

Grupo 4

Argentina 4

Blooming (Bolívia)

Peru 1

Vencedor do jogo 1

Grupo 5

Brasil 3

Cerro (Uruguai)

Equador 1

Vencedor do jogo 5

Grupo 6

Argentina 3

Nacional (Uruguai)

Cuenca (Equador)

Morelia (México)

Grupo 7

Velez Sarsfield (Argentina)

Chile 2

Deportivo Itália (Venezuela)

Vencedor do jogo 4

Grupo 8

Brasil 2

Universidad de Chile (Chile)

Caracas (Venezuela)

Vencedor do jogo 3