A liderança do Coritiba nesse início de Campeonato Brasileiro se deve, e muito, à solidez de seu sistema defensivo. Com a cozinha arrumada, o Alviverde, ao longo das primeiras cinco rodadas, sofreu apenas três gols – números que o credenciam, ao lado de São Paulo e Corinthians, como o time menos vazado. A eficiência da defesa ainda foi fator-chave para a equipe garantir a ponta da tabela, até então inédita na era dos pontos corridos.
Satisfeito com a regularidade de sua equipe até aqui, o técnico Marquinhos Santos enaltece o trabalho dos homens de defesa. Entretanto, aponta que a baixa quantidade de gols sofridos é fruto da marcação aplicada ao longo dos jogos, desde os atacantes. “Eu acho que é o equilíbrio do trabalho executado. A compactação da equipe passa justamente pelo início de marcação com os atacantes, e quando você tem essa equipe coesa, tanto para atacar, mas principalmente para defender, você acaba colhendo importantes frutos. Esse é um momento ainda de início de campeonato, mas estamos fazendo com excelência”, analisa.
Para chegar lá, ao longo das próximas 33 rodadas, será fundamental que a defesa continue entre as menos vazadas. Um dos responsáveis pela cozinha arrumada é o zagueiro Leandro Almeida. Autor de três gols na temporada, e empolgado com a campanha, o defensor sonha alto. Além da vaga para a competição intercontinental, garante que a equipe pensa na conquista do Campeonato Brasileiro. “A gente planejou estar nesse momento com 11 ou 12 pontos, e o objetivo foi alcançado. É importante para nos dar tranquilidade durante essa pausa, e tenho certeza que o Coritiba está firme para brigar pelo título do Brasileiro”, disse.
