No Couto

Wilson falha e Coritiba tropeça no Maringá

Matheus Bueno na disputa com Renan Paulino. Foto: Albari Rosa

Em noite de reencontro com a torcida no primeiro jogo em casa na temporada de 2019, o Coritiba somou seu primeiro tropeço na disputa do Campeonato Paranaense. Não foi uma atuação ruim. Na verdade, o time coxa-branca dominou a partida, mas no erro coletivo de Matheus Bueno e Wilson, no primeiro tempo, o Verdão apenas empatou com o Maringá em 1×1, na noite desta quarta-feira (23), no Estádio Couto Pereira, chegou aos quatro pontos e segue na liderança do grupo B do Estadual. A equipe alviverde volta a jogar em casa para tentar se recuperar neste domingo, às 17h, diante do Toledo, no Alto da Glória.

+ Confira como foi o jogo no nosso Tempo Real!

O Coritiba dominou praticamente todo o primeiro tempo. Com uma boa recomposição e com mais posse de bola, o time coxa-branca ditou o ritmo da partida nos primeiros 45 minutos. A boa movimentação ofensiva confundiu a marcação do Maringá, que tinha dificuldades para parar as investidas do Verdão. Aos 9 minutos, quase saiu o primeiro gol. Depois da jogada de Kady e Vitor Carvalho, a bola chegou até Iago Dias, que bateu cruzado, mas Victor Golas defendeu.

A boa recomposição defensiva permitia que o Coritiba recuperasse a bola de forma rápida. Assim, o Maringá limitou-se apenas em marcar no primeiro tempo. O Coxa, então, abriu o placar aos 26 minutos. Sávio cobrou escanteio com perfeição na cabeça de Alan Costa e o “zagueiro-artilheiro” subiu livre, cabeceou no ângulo e colocou a equipe alviverde em vantagem no Couto Pereira.

Alan Costa fez seu segundo gol no Paranaense. Foto: Albari Rosa
Alan Costa fez seu segundo gol no Paranaense. Foto: Albari Rosa

O Maringá tentou responder logo em seguida. Em um dos raros momentos de falha da defesa alviverde, Everton apareceu livre na área, mas errou o alvo. O Coritiba, em vantagem, diminuiu um pouco o ritmo, mas tinha o controle da partida. Assim, seguiu criando as melhores chances. Aos 36, depois de a defesa maringaense afastar mal, Vitor Carvalho encheu o pé e assustou o goleiro Victor Golas.

O castigo, então, veio instantes depois. O jovem Matheus Bueno recuou mal, Wilson, fora da área, perdeu a dividida com Tiago Orobó, que mandou para o gol vazio e empatou a partida. O time alviverde, até então tranquilo em campo, passou a atuar mais pressionado. Mesmo assim, nos acréscimos, em cobrança de falta de Kady, Alex Alves subiu livre e cabeceou para fora a última chance do primeiro tempo.

O Coritiba voltou mais ofensivo na etapa final. O time coxa-branca, na verdade, tentou fazer uma “blitz” para cima do Maringá. Fabiano, eficiente nas suas funções, apareceu na área no primeiro minuto, mas cabeceou para fora. A pressão seguiu. Kady, enquanto teve fôlego, seguiu sendo o principal responsável pela criação das jogadas do Coxa, mas faltava capricho no último passe.

O segundo gol alviverde poderia ter saído aos 9 minutos. Kady fez a jogada, Nathan recebeu livre na área, mas errou na hora de achar Iago Dias livre para marcar. Para ganhar mais em termos ofensivos, o técnico Argel Fucks tirou Matheus Bueno – que saiu aplaudido apesar da falha – para a entrada do jovem atacante Igor Jesus. A característica do jogo mudou. A equipe alviverde ganhou um homem mais cravado na área, mas perdeu um pouco no meio de campo.

O Coritiba, na verdade, passou a criar menos e com isso a paciência do torcedor coxa-branca também foi embora. As primeiras vaias apareceram e o Maringá quase aproveitou para virar aos 22 minutos. O goleiro Wilson fez grande defesa na cabeçada de Tiago Orobó. Foi, na verdade, o pior momento da equipe do técnico Argel Fucks na partida. Kady e Iago Dias, que ditaram o ritmo no primeiro tempo, caíram muito de produção.

O treinador alviverde, então, apostou na entrada de Luiz Henrique na vaga de Kady. No seu primeiro toque na bola, aos 33 minutos, o armador cobrou escanteio na cabeça de Alex Alves, que cabeceou no canto e Victor Golas fez grande defesa. O Verdão cresceu na partida. Welinton Júnior também entrou para colocar a equipe todo na frente. Aos 37, o centroavante alviverde recebeu livre, bateu cruzado, mas Alex Fraga salvou o Maringá.

+ Confira os jogos e a classificação do Campeonato Paranaense

A pressão aumentou na reta final do jogo. Welinton Júnior, em cobrança de falta, quase marcou. Na cobrança de escanteio, Alan Costa cabeceou no travessão e quase marcou mais um. Apesar da pressão no final, prevaleceu a defesa do Maringá, que segurou as investidas do Coritiba e garantiu o empate no Couto Pereira.

Ficha técnica

CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Barcímio Sicupira – 2ª Rodada

Coritiba 1×1 Maringá

Coritiba
Wilson; Sávio, Alan Costa, Alex Alves e Fabiano; João Vitor, Vitor Carvalho, Matheus Bueno (Igor Jesus) e Kady (Luiz Henrique); Iago Dias (Welinton Junior) e Nathan.
Técnico: Argel Fucks

Maringá
Victor Golas; Duda, Alex Fraga, Marcelo Xavier e Junior Prego; Renan Paulino (Jean Neves), Nem e Geovani Magno (Silas); Welton Paraguá, Tiago Orobó (Neilson) e Everton.
Técnico: Antonio PIcoli

Local: Estádio Couto Pereira
Árbitro: Diego Bonfim
Assistentes: Alexsandro Eusébio da Silva e Roberto Rivelino dos Santos Junior
Gols: Alan Costa 26 e Tiago Orobó 39 do 1º
Cartões amarelos: Kady, Alan Costa (COR); Renan Paulino, Tiago Orobó, Everton, Jean Neves, Nem (MAR)
Cartão vermelho: Jean Neves
Renda: R$ 107.841,00
Público pagante: 4.146
Público total: 4.369

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!