Veja quem pode ficar, deixar ou chegar no Coritiba em 2013

Faltando apenas três jogos para terminar a temporada, o foco do Coritiba já começa a ser 2013. O próprio técnico Marquinhos Santos admite que utilizará as partidas contra Vasco, Cruzeiro e Figueirense para avaliar algumas peças do elenco, de olho no ano que vem. Entretanto, a mudança do grupo atual para a próxima temporada tende a ser mínima.No momento, o clube conta com 45 jogadores no elenco – já incluindo o meio-campo Alex. Destes, poucos devem ir embora. O único certo é o lateral-direito Ayrton, que já assinou um pré-contrato com o Palmeiras e nem tem sido utilizado. Da equipe considerada titular, apenas os meio-campistas Rafinha e Éverton Ribeiro poderiam ser negociados com o futebol chinês e o Cruzeiro, respectivamente. A tendência é de que cerca de 70% do grupo seja mantido.

Ou seja, poucos atletas realmente serão observados até o final do Brasileirão. Alguns casos mais emblemáticos são os laterais-esquerdos Henrique e Timbó e o atacante Jéfferson Luís, que sequer atuaram este ano pelo alviverde.

Em situação oposta estão o zagueiro Luccas Claro, o lateral-esquerdo Dênis e o meio-campo Vinícius, que aproveita ram as oportunidades dadas por Marquinhos Santos e fazem parte dos planos. Algo que outros também querem fazer nestes três últimos jogos, como o meio-campo Willian Leandro, cujo contrato se encerra no final do ano, mas ainda não foi aproveitado por Marquinhos, e o lateral-esquerdo Eltinho, o volante Chico e os atacantes Anderson Aquino, Roberto e Marcel, que foram utilizados mas perderam espaço.O objetivo é não repetir o início de 2012, quando a equipe teve que praticamente ser remontada. A tendência é que quando a delegação for realizar a pré-temporada, o elenco já esteja praticamente definido, inclusive com todas as futuras contratações, que prometem ser de peso. Um dos nomes é o do lateral-direito Rafinha, do Bayern de Munique.