Vasco levou a Copa do Brasil de 2011, mas foi o Coxa que cresceu

Há dois anos e dois meses, Coritiba e Vasco decidiam o título da Copa do Brasil. Em um duelo agitadíssimo no Couto Pereira, o Coxa venceu por 3 x 2, mas quem levou a melhor foi a equipe carioca, que ficou com a taça. Neste domingo (11), as equipes voltam a se encontrar no palco da grande final, em momentos distintos no Campeonato Brasileiro.

Após a final em 2011, o Vasco até viveu uma boa fase, pois foi vice-campeão brasileiro naquele ano, chegou às quartas de final da Libertadores da América em 2012 e compôs o G4 do Brasileirão por 54 rodadas consecutivas. No entanto, problemas financeiros atrapalharam o clube, que perdeu jogadores importantes na Justiça por causa de salários atrasados. “A grande dificuldade do Vasco após o título da Copa do Brasil foram nos aspectos financeiros e jurídicos. Resultou na perda daquele grande time, que foi campeão e fez uma bela campanha no Campeonato Brasileiro daquele ano”, apontou o ex-diretor de futebol do clube carioca, Daniel Freitas.

Para se ter ideia, do elenco campeão da Copa do Brasil, apenas seis jogadores continuam no clube: os goleiros Alessandro e Diogo Silva, o lateral Fagner, os meio-campistas Fellipe Bastos e Bernardo e o atacante Éder Luís. “O Vasco possuía um time qualificado e vencedor e ele se desmanchou. Não é simples conseguir repetir isso. Tem que haver uma química entre o elenco, comissão técnica e diretoria”, disse Daniel Freitas.

O Coritiba também reformulou o elenco. Do grupo atual, apenas dez jogadores seguem no clube, os goleiros Vanderlei e Rafael Martins, os zagueiros Emerson e Luccas Claro, os meio campistas Willian, Marcos Paulo e Djair e os atacantes Geraldo, Bill e Anderson Aquino.

Na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, o Alviverde teve alguns tropeços após aquela derrota – como a sequência ruim no Brasileirão em 2012, que custou o cargo do técnico Marcelo Oliveira, e a eliminação precoce na Copa do Brasil deste ano -, mas na visão do presidente Vilson Ribeiro de Andrade o clube manteve a linha de evolução. “Prova disso é que fomos oitavo no Brasileiro de 2011, chegamos em mais uma final da Copa do Brasil, estamos em terceiro no Brasileirão deste ano e mantivemos a hegemonia estadual, com o tetracampeonato”, justificou.

Na opinião do presidente, o Coxa precisa manter esta sequência para seguir em alta no cenário nacional. “Tem que estar sempre chegando e brigando pelo título”, completou Vilson.