Oportunidade aberta

Vaná assume o gol do Coxa e Willian Menezes fica na sobra

O goleiro Vaná, de 23 anos, está com moral no Coritiba. Escolhido para ser o substituto de Vanderlei, negociado com o Santos, o novo camisa 1 tem o respaldo da diretoria, que não pretende contratar um jogador mais experiente para a posição – William Menezes, de 25 anos, é o outro arqueiro. “Os dois vão disputar a posição. Confio plenamente neles”, garante o vice-presidente de futebol alviverde, Ernesto Pedroso.

Com passagem pelas categorias de base do Atlético, onde foi vice-campeão da Copa São Paulo de 2009 como reserva de Santos, Vaná completou a base no Coxa (se profissionalizou em 2011). No ano seguinte foi emprestado para o Canoas-RS, para ganhar experiência. Voltou e, com a saída do antigo titular, abre 2015 como o dono da posição.

Será quase uma exceção. O último goleiro formado na base que virou titular foi Júnior, em 2001, mas atuou poucas vezes. Se for levar em consideração um arqueiro que ficou muito tempo no posto, aí o mais recente foi Gérson, em 1990.

“A expectativa é muito grande. Trabalhei muito tempo para isso, estava esperando esse momento”, admite. “Tendo essa primeira chance (de ser titular), vou aproveitar da melhor maneira para não sair mais”, acrescenta ele, que tem no currículo apenas cinco jogos pelo Coritiba. “Nós sabemos da dificuldade que é o goleiro reserva atuar”, justifica.

Agora Vaná só pensa em fazer o seu trabalho nos jogos para ir, gradativamente, ganhando a confiança da torcida coxa-branca. “Nesse começo é fazer o mais simples, demonstrar segurança, o que é mais importante. Com a sequência as coisas vêm”, aposta.

Os outros

O elenco alviverde ainda conta com William Menezes, de 25 anos. O goleiro estreou no profissional do Coritiba na primeira partida do Campeonato Paranaense do ano passado, na derrota por 2×1 para o Maringá, fora de casa. No ano passado, a direção adotou o time sub-23 para a disputa das rodadas iniciais, como faz o rival Atlético. Menezes fez cinco jogos como titular, agradou, mas passou o restante da temporada como terceiro goleiro, sem outras chances de atuar.

As outras opções são os jovens Samuel e Thiago Coelho, das categorias de base. O primeiro chegou no último sábado à Atibaia para se juntar ao elenco, após a confirmação da saída de Vanderlei. Já o segundo é o atual titular do time sub-23.

Leandro

Coritiba e Cruzeiro admitiram que estão conversando sobre a transferência do zagueiro Leandro Almeida. Por enquanto, os dois lados garantem que o acordo está longe de ser concluído e que as negociações não envolvem a vinda do atacante Dagoberto para o Alto da Glória. Mas como há o interesse de Leandro deixar o clube, a tendência é que o negócio se concretize. “Estamos negociando com o Cruzeiro, mas por enquanto não tem nada certo”, disse o dirigente Ernesto Pedroso.