Quebra-cabeça

Tropeço diante do Belgrano faz Carpegiani repensar time do Coritiba

A derrota por 2×1 para o Belgrano, quarta-feira, no Couto Pereira, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, em que pese os desfalques que o Coritiba teve para a partida, deve fazer o técnico Paulo César Carpegiani repensar em alguns aspectos na continuidade do time na sequência da temporada. O treinador, no entanto, não acredita que essa partida terá alguma interferência para o compromisso contra o Palmeiras, amanhã, às 16h, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro.

“Pedimos desculpas à nossa torcida. Não nos apresentamos bem, mas não tem interferência e não vai ter nenhuma interferência. Mas eu tenho que dar uma repensada. Estou sempre repensando o time. Temos encontrado problemas que têm nos causado dificuldades. São alguns problemas que ocorrem, ninguém tem culpa disso, mas acabam atrapalhando porque você não consegue manter o time”, apontou o comandante alviverde.

Ainda sob o risco de se reaproximar perigosamente da zona de rebaixamento, o Coxa terá pela frente o atual líder do Brasileirão, mas também pensando em reverter a vantagem do Belgrano, na próximo semana, na Argentina. Carpegiani frisou que o Verdão ainda tem mais 90 minutos para voltar a jogar bem e buscar a classificação.

“Temos outra partida de 90 minutos e não jogamos a toalha. Talvez tenhamos a volta de um ou outro jogador importante. A equipe vem jogando com equilíbrio e tivemos muitas dificuldades nessa partida. O primeiro gol (sofrido aos três minutos de jogo) pesou demais. Enfrentamos uma boa equipe adversária, sabíamos da qualidade e que foi favorecida, porque nossa equipe ficou muito nervosa, correu desesperadamente e erradamente. A consequência disso foi essa derrota”, emendou ele.

O treinador não terá muito tempo para preparar o time coxa-branca para o duelo contra o Palmeiras. Mesmo com as dificuldades que serão enfrentadas diante do líder do Brasileirão, o Alviverde vai para este compromisso com certa tranquilidade. Depois da vitória por 1×0 diante do Sport, no último domingo, em Recife, o Coritiba abriu cinco pontos da zona de rebaixamento e nem mesmo um revés para o Porco será capaz de derrubar a equipe de novo para a área de risco.

O Coritiba, na realidade, com a ascensão que teve sob o comando de Paulo César Carpegiani no Brasileirão – 15 pontos em 8 rodadas, com 62% de aproveitamento -, diminuiu bastante suas chances de queda. Segundo o site Infobola, do especialista em estatística Tristão Garcia, a probabilidade de queda do Verdão para a Série B é atualmente de apenas 8%.

Depois do duelo contra o Palmeiras, o Coxa terá uma sequência fundamental para as suas pretensões no Brasileirão. Isto porque vai enfrentar América-MG e Figueirense, no Couto Pereira, e o Internacional, no Beira-Rio, todos adversários diretos na luta contra a degola na competição nacional.

Saudades! Veja mais sobre o futebol paranaense na coluna do Mafuz!