Trio de Ferro

Times da capital estão em situações diferentes no Brasileirão

Na enquete realizada no Paraná-Online, os internautas acreditam que é o Atlético quem tem a tarefa mais complicada até o fim do Brasileirão. A pergunta era: “qual dos três clubes da capital têm a missão mais difícil no Campeonato Brasileiro?” A questão vencedora foi: “o Atlético. Os próximos jogos serão muito difíceis e o time corre sério risco de ser rebaixado”, com 1016 votos. Em segundo lugar ficou: “o Paraná. Está oscilando na ZR da Segundona e não vem demonstrando forças para sair”, com 511 votos. Em terceiro na opinião dos internautas ficou a alternativa: “o Coritiba. A vaga para a Copa Libertadores de 2009 ainda está longe do Alto da Glória”, com 331 votos.

Sem dúvida as situações mais difíceis são de Atlético e Paraná. Os dois estão empatados em pontos e na tabela de classificação nas séries A e B. Porém, o Tricolor leva uma grande vantagem na briga para escapar da degola. Dos confrontos diretos que terá pela frente, a grande maioria são na Vila Capanema. Recebe já na próxima rodada, na terça-feira, o América de Natal. Ainda joga com Criciúma, Brasiliense, São Caetano e CRB no Durival Brito. Só sai para pegar o Gama. Jogando em casa o Paraná é favorito contra essas equipes. De acordo com o site infobola.com, do matemático Tristão Garcia, o Paraná tem 50% de chances de ser rebaixado para a Terceira Divisão.

O Atlético, por outro lado, vem crescendo de produção sob o comando de Geninho, mas ainda está longe do ideal. O rubro-negro terá confrontos diretos complicadíssimos pela frente. O único jogo em casa é contra o Fluminense. Sai para pegar Santos, Vasco, Figueirense e Náutico. Os torcedores andam desconfiados porque o Furacão tem se revelado até aqui um verdadeiro time de pijama e um saco de pancadas longe da Arena. Dos 12 jogos disputados fora de Curitiba foram 11 derrotas e uma vitória na longínqua primeira rodada contra o fraco Ipatinga. O site inbola.com aponta o Atlético com 55% de chance de ser rebaixado para a Segundona.

O Coritiba está sabendo como atuar fora de casa e no Couto vem jogando bem, apesar de ter pecado nas últimas partidas. Com o triunfo sobre o Fluminense, o Verdão se recuperou no campeonato e está mais vivo do que nunca na briga por uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem. O alviverde está a apenas três pontos do Flamengo, atual 4.° colocado. O trunfo é que as próximas partidas são contra adversários que estão na parte debaixo da tabela. Recebe o Atlético, Atlético Mineiro, Náutico, Santos e Vasco. Sai para pegar Portuguesa e Ipatinga. Dois jogos complicados serão contra Grêmio e Flamengo fora de casa, mas são confrontos diretos. O site infobola.com aponta o Coxa com 21% de chance de se classificar para a maior competição das Américas no ano de seu centenário.