Brasileirão

Site estatístico coloca o Coritiba como um dos favoritos na Série B

Os primeiros estudos estatísticos sobre quem vai se dar bem e quem vai se dar mal na Série B do Brasileiro, que começa sexta-feira, já colocam o Coritiba na elite nacional em 2011.

De acordo com o site chancedegol.com.br, entre os 20 participantes da competição, o Coxa aparece com 73,6% de possibilidades de subir este ano e 23,5% de conquistar o caneco.

No levantamento, o Alviverde só perde para o Santo André – vice-campeão paulista -, que desponta com 81,8% de chances de subir e 35,8% de ser campeão.

Pés no chão, nem o técnico Ney Franco nem os jogadores se empolgam com os números. Eles concordam que o Coxa pode sim ser apontado um dos candidatos a subir, mas avaliam que a concorrência e as estatísticas tendem a mudar muito ao longo da competição.

“Na minha opinião, em relação à Série B, temos dez equipes que têm condições de fazer esse campeonato em condição de lutar pelo título e, consequentemente, subir. Entre essas equipes, sem dúvida, está o Coritiba”, analisa o treinador.

Na visão do comandante coxa, 13 equipes são candidatas diretas aos quatro primeiros lugares. São elas, além do próprio Coritiba, Náutico, Sport, Bahia, Ipatinga, América-MG, Portuguesa, Ponte Preta, Santo André, São Caetano, Guaratinguetá, Bragantino e Figueirense.

“Então é uma competição muito disputada, mas a gente está acreditando muito no projeto que está sendo desenvolvido aqui no Coritiba para subir também”, aponta Ney.

O zagueiro e capitão Jeci concorda com Ney. “É mais ou menos isso mesmo”, diz o jogador, que aposta ainda em Náutico e Sport mais fortes do que aparecem nos números levantados pelo portal de internet. Já o volante Marcos Paulo prefere contar com a tabela concreta. Ou seja, prefere esperar a conquista dos pontos. “Sempre queremos ser campeões de tudo, mas na Série B queremos sempre estar entre os quatro e se a gente for o quarto e subir ou o primeiro e ser campeão não importa porque o que importa é subir”, destaca o volante.