Se perder domingo, Coxa pode ter recorde nada bom

Qualquer resultado que não seja uma vitória contra o São Paulo, domingo, às 17h, irá render ao Coritiba um recorde negativo na era de pontos corridos do Campeonato Brasileiro. O Coxa se tornará o que mais foi rebaixado da Série A para a Série B, desde 2003. O clube já amargou a queda nas edições de 2005 e 2009.

Desde 2003, além do Coritiba, outros sete clubes já amargaram mais de uma queda: Figueirense, Fortaleza, Guarani, Sport, Vitória, Ponte Preta e Náutico – esses dois, incluindo o rebaixamento deste ano. Já o Criciúma, que só cai mediante uma combinação de resultados (1%) pode ser rebaixado, já teve essa experiência em 2004. Quanto ao Vasco, concorrente direto do Coxa, com 83% de risco, foi degolado em 2008.

Por outro lado, das equipes que chegam na última rodada com alguma possibilidade de cair, apenas o Internacional, que ainda possui remota chance de queda (1%), e o encaminhado Fluminense, que de acordo com o site Infobola tem 85% de risco, não sabem o que é ser rebaixado.

Segundo o volante Gil, o rótulo de “rei do rebaixamento” não está na agenda dos jogadores. ‘Vou ser bem sincero. O momento é difícil, mas a gente não procura ficar pensando nesses fatos. Se vai cair ou se não vai. A gente pensa positivamente em sair dessa situação o mais rápido possível, mesmo que seja na última rodada’, afirma.

O jogador sabe que a única opção do Alviverde passa por uma vitória sobre o São Paulo fora de casa. Em caso de empate ou derrota, o time fica à mercê da dupla carioca Vasco e Fluminense, que não pode vencer seus compromissos contra Atlético e Bahia, respectivamente. “A pressão é grande, assim como foi ao longo do campeonato. Mas a equipe está tranquila”, completa.