O Coritiba armou uma “surpresa” para esta quinta-feira (24). Em breve nota no Twitter às 16h, a diretoria alviverde anunciou a renovação de contrato do técnico Paulo César Carpegiani. Ele foi confirmado como comandante da equipe “para a próxima temporada”, como diz o texto. A decisão é totalmente oposta ao posicionamento do próprio Carpegiani, quando disse há duas semanas que não ficaria no clube em 2017 por não gostar de trabalhar no Campeonato Paranaense. Agora, sem a Primeira Liga, a principal competição do primeiro semestre é justamente o Estadual.

continua após a publicidade

Paulo César Carpegiani chegou em agosto no Alto da Glória para sua terceira passagem pelo clube – as anteriores tinham sido em 1990 e 1995. Pegou a equipe em crise, após as passagens de Gílson Kleina e Pachequinho, e conseguiu tirar o time da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro logo na estreia, dia 7 de agosto, na vitória sobre a Ponte Preta.

Com o treinador, o Coxa escapou da degola com uma evolução tática, e animou a torcida com a classificação para as quartas-de-final da Copa Sul-Americana, a primeira vez que o Alviverde passou de fase em uma competição internacional. Ao todo, foram até agora 24 jogos, com nove vitórias, oito empates e sete derrotas, aproveitamento de 48,61%.

Apesar do bom trabalho, Carpegiani se enrolou com as palavras nestes três meses e meio de Coritiba. Após a derrota no Atletiba pelo segundo turno do Brasileirão, ele causou polêmica ao falar que Kléber “só não jogou por livre e espontânea vontade dele. Ele está curado do pé. Bateu falta, bateu bola, está totalmente curado”.

continua após a publicidade

Depois, no dia 14 (dez dias antes de renovar, portanto), em entrevista ao jornalista Alexandre Praetzel, do UOL, ele disse que não iria ficar no Coxa. “Vou fazer o Coritiba e vou dar uma paradinha. Essa que é a realidade. Vou aguardar porque eu já estava negociando com o futuro, lá fora. (…) Então, vou esperar um pouquinho, vou dar um tempo, porque os campeonatos estaduais não fazem muito o meu feitio não”, afirmou. Após a vitória sobre o Santa Cruz, ele precisou ir a público pedir desculpas pelo que disse. E elas, pelo jeito, convenceram a diretoria alviverde.