René Simões está entre os favoritos da torcida coxa-branca

Mancini? Gallo? Adílson? Quem sabe Caio Júnior? Quase nenhum deles está satisfazendo os torcedores do Coritiba na roda de especulações que tomou conta do Alto da Glória após Dorival Júnior anunciar que não fica para 2009. Para a galera alviverde, a diretoria precisa investir num nome consagrado que consiga aguentar a pressão que deve haver no clube no ano do centenário.

Por isso, o pedido é que os dirigentes invistam em nomes como Abel Braga, Paulo Autuori, Levir Culpi e René Simões para o time conquistar títulos na próxima temporada e garantir uma vaga na Libertadores no ano seguinte.

“Tem que ser um cara que tenha tarimba. A pressão vai ser grande e a torcida vai fazer uma cobrança forte devido ao centenário”, analisa Luiz Betenheuser Jr., integrante do site Coxanautas.

Para ele, nenhum dos nomes comentados até agora e que foram contatados pela diretoria agradam. Mas ele faz uma ressalva. “Não sei quais são os planos, não sei qual a situação financeira do clube, mas se era verdade que pagam R$ 120 mil para Dorival e seus auxiliares, acho que tem que ser desse nível para cima”, aponta o torcedor. E, se ele fosse cartola, apostaria em Levir ou Autuori.

É essa mais ou menos a opinião de Ricardo Fernandes, do Coriação. “Não aprovei nenhum dos nomes que foram falados. O Gallo abandonou dois clubes, o Mancini está começando e, desses aí, eu gostei apenas do Ney Franco, mas ele renovou com o Botafogo e não vem mais”, avalia Fernandes.

Para ele, além de contratar um grande treinador, é importante a direção manter a base e trazer reforços de bom nível. “Tem que pensar grande e trazer um nome com um contrato de longo prazo e que pudesse colocar o Coritiba na Libertadores do ano que vem”, destaca.

Menos radical é a torcedora Adriana Zanchi, que considera Caio Júnior um bom treinador, mas com a lembrança da Série B na cabeça ela sonha com René Simões. “Desses nomes, o Caio me chamou mais a atenção, mas queria que voltasse o René. Ele seria excelente pela campanha que fez e tem a simpatia da torcida”, avalia. Mesmo assim, ela lamenta a saída de Dorival Júnior.

“Pelo que fez, onde está deixando o Coritiba, o trabalho dele foi excelente”, diz Adriana. Por enquanto, os dirigentes continuam negociando com alguns profissionais, mas o anúncio do substituto fica para as próximas semanas.