O técnico Marquinhos Santos não confirmou, mas o meio-campo Rafinha deve realmente ser opção no banco de reservas no confronto do Coritiba contra o Cruzeiro, amanhã, às 17h, no Independência. No treinamento de ontem, no Couto Pereira, mais uma vez o treinador realizou um trabalho técnico e tático, com o camisa 7 entre os reservas e Robinho em seu lugar. Uma dúvida que deve ser mantida até horas antes do confronto. “É uma dúvida que a gente leva para o jogo, em função até do próprio Cruzeiro. A manutenção do sistema ou o preenchimento com um homem de maior poder de marcação, sem perder a qualidade do jogo, que seria a entrada do Robinho, fazendo um falso terceiro volante sem a bola e um meia-atacante com a posse de bola”, explica o comandante alviverde.

continua após a publicidade

Se isto acontecer, será apenas a segunda vez que o atleta ficará no banco de reservas desde que chegou ao clube, em 2010. A primeira vez foi este ano também, na derrota por 1 x 0 para o Atlético-MG. No entanto, naquela ocasião, Rafinha entrou no segundo tempo apenas por que voltava de um longo período de lesão e não tinha condições de atuar por 90 minutos. Desta vez, seria por opção técnica.

 

Como nos dois treinamentos abertos para a imprensa, Robinho começou como titular, a tendência é que ele seja de fato o escolhido, ainda mais após a conversa entre Rafinha, Marquinhos e o auxiliar técnico Edison Borges no término das atividades. O trio se reuniu no meio-campo por cerca de 15 minutos. O assunto foi um balanço do período em que o meio-campo veste a camisa coxa-branca nos últimos três anos, mas possivelmente o jogo de amanhã e a decisão de Marquinhos Santos sobre o time devem ter sido discutidos também. “Foi uma análise do último ano dele e também dos três anos dele aqui, o que ele pensa sobre a carreira, o que ele projeta. Ele aqui teve a chance de firmar o nome dele e se identificar com o clube. Foi uma conversa muito boa, algo habitual que eu sempre tenho com um ou outro e aí acabamos chegando neste teor”, diz o técnico.

continua após a publicidade

 

O que não quer dizer que o jogador está de saída no ano que vem. Apesar das especulações, com possíveis interesses do Cruzeiro e do futebol chinês, Rafinha tem contrato até o final de 2014 e, se depender da comissão técnica, ele faz parte dos planos para a próxima temporada. “Ele tem contrato com o Coritiba, faz parte do grupo e sabemos do potencial dele”, completa Marquinhos.

continua após a publicidade