Psicóloga diz que elenco do Coxa está mais maduro

Dividido entre a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras e o Campeonato Brasileiro, o Coritiba segue trabalhando dentro de campo para os próximos jogos. Mas é fora das quatro linhas que o time tem uma preparação fundamental na briga para conquistar o inédito título. A responsável por isto é a psicóloga do clube, Flávia Focaccia Justus.

Segundo ela, não há muito o que fazer neste momento, uma vez que o trabalho principal acontece já na pré-temporada, quando se passa para o elenco todo o calendário e prepara-se o grupo para os momentos mais importantes, como o atual. “Neste período não tem nada de diferente. Meu trabalho é uma preparação psicológica contínua. Pegamos o calendário e fazemos uma preparação na pré-temporada e acaba sendo contínuo, independentemente de ser final ou não”, explicou.

<Noticias Relacionadas>

De acordo com Flávia, o grupo tem se mostrado tranquilo com a nova decisão e está muito mais maduro em relação ao ano passado. Muito por conta do perfil dos jogadores que foram contratados para 2012. “Eu vejo o grupo, como um todo, muito tranquilo. Eles estão confiantes neles mesmos e nos projetos do clube. O grupo se encaixa neste projeto. Percebo o grupo mais maduro este ano para encarar isto. Faço apenas alguns ajustes individuais, mas não percebo eles com ansiedade, e sim com vontade para que o jogo chegue logo”, avalia.

A perda do título, em 2011, de certa forma não interferiu neste amadurecimento. Para a psicóloga, os atletas que permaneceram no elenco tiveram um aprendizado ao longo do ano, o que gerou mais confiança para esta segunda chance na Copa do Brasil. Além disso, segundo ela, o mais importante foi justamente a formação do elenco para 2012. “O que eu sinto é que eles se dizem mais preparados para ganhar este ano. Teve muito aprendizado neste meio tempo, como o tricampeonato paranaense, que fez com que eles ganhassem mais confiança para esta oportunidade. A experiência contribui para os que ficaram. Mas não vejo uma relação muito forte, por que saíram muitos jogadores. Este ano foi um elenco montado com jogadores de perfil para irem bem nos campeonatos”, disse Flávia.