O presidente Samir Namir bem que tentou, mas não conseguiu impedir que um grupo de conselheiros protocolasse, na manhã desta segunda-feira (19), um pedido de assembleia geral extraordinária com os sócios do Coritiba para pedir a sua destituição da presidência do clube. Eram necessárias apenas 80 assinaturas, mas, ao todo, 87 conselheiros formalizaram o documento pedindo a saída de Namur do cargo.

continua após a publicidade

+ Leia também: Coxa tem dia decisivo nos bastidores

O protocolo foi realizado por volta das 10h45 desta segunda-feira, ou seja, 15 minutos antes do início da pauta de conciliação convocada por Samir para tentar convencer os conselheiros do Coxa a mudarem de ideia. A partir de agora, o presidente coxa-branca terá que trabalhar nos bastidores para conseguir convencer os quase 13 mil sócios adimplentes que terão direito a votar na assembleia pela continuidade ou saída do atual mandatário.

Antes do feriado, Samir Namur convocou os conselheiros que assinaram o documento para uma pauta de conciliação. O cartola marcou em dois horários para discutir os planos da próxima temporada e mostrar que tem capacidade de, mesmo com menos investimento, montar um time competitivo e capaz de fazer o Coritiba conseguir o acesso à primeira divisão. Mas, antes mesmo da primeira reunião, marcada para às 11h, o protocolo foi realizado junto ao Conselho Deliberativo do clube.

continua após a publicidade

+ Mais na Tribuna: Presidente do Coxa convoca conselheiros para pedir apoio

“Ele teve a oportunidade na reunião do conselho na semana passada de se posicionar. Quando comecei a colher as assinaturas, onde foram colhidas 66 das 87, ele teve a oportunidade de responder os conselheiros. Muitos, depois da manifestação do presidente, que falou sobre o assunto, acabaram assinando o documento”, afirmou à Tribuna do Paraná, Julio Jacob Junior, conselheiro vitalício do Coxa e um dos idealizadores do pedido de assembleia.

continua após a publicidade

Segundo informações extraoficiais, na reunião da manhã, apenas quatro conselheiros compareceram. Na oportunidade, Namur voltou a garantir que não vai renunciar ao cargo e que vai brigar para seguir na presidência do Verdão.

Próximos passos

A partir desta segunda-feira, o presidente do conselho deliberativo do Coritiba, Marcelo Licheski, terá pouco mais de uma semana para convocar a assembleia geral extraordinária. “Diz o estatuto que ele tem dez dias para convocar a assembleia para deliberar sobre o pedido de destituição. A votação será dos associados”, informou Jacob Junior.

Se durante a assembleia geral extraordinária os associados votarem a favor da destituição do presidente Samir Namur, quem assume a presidência do Coritiba é o primeiro vice-presidente, Paulo Baggio. No entanto, se isso ocorrer, a tendência é de que o restante do G5 também opte por sair do clube. Assim, novas eleições seriam convocadas.

Apesar dessa crise política atrapalhar as decisões do Coxa para o ano que vem, a expectativa é de que a assembleia seja marcada apenas para o início de 2019. Enquanto isso, Samir Namur deve tomar algumas medidas, como a confirmação da contratação do diretor de futebol Rodrigo Pastana, e o nome do treinador para o começo da próxima temporada.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!