O duelo deste domingo (21), contra o Prudentópolis, às 17h, no Couto Pereira, na estreia no Campeonato Paranaense, vale para o Coritiba muito mais do que uma simples estreia na competição estadual. É o início do recomeço e da reconstrução do time coxa-branca que, em 2018, vai tentar dar a volta por cima, apagar as últimas temporadas ruins e, sobretudo, retornar à primeira divisão na disputa da Série B.

continua após a publicidade

O Paranaense não é o principal objetivo do Alviverde em 2018. No entanto, o Estadual terá papel fundamental para que o Verdão alcance seu principal objetivo neste ano, que é o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo sendo o atual campeão paranaense, o Coritiba usará o torneio para testar alguns jogadores, principalmente os jovens que subiram agora da equipe sub-20, e também para moldar o time para as disputas da Série B e da Copa do Brasil.

Até para dar mais oportunidades à garotada, a diretoria do Coxa contratou pouco. Somente dois reforços chegaram para reforçar o time comandado pelo técnico Sandro Forner. Uma das novas caras é o experiente volante Wellington Simião, de 30 anos. O jogador, rebaixado com o Avaí no Brasileirão do ano passado, será titular da equipe alviverde contra o Prude, mas pediu paciência ao torcedor neste processo de reconstrução do time no início de temporada.

“A gente precisa da paciência deles (da torcida), do apoio deles. A equipe está sendo reconstruída. Apesar dos meninos da base jogarem um bom tempo juntos, de ter mantido uma base do ano passado também, precisa de paciência. É um trabalho novo. Fizemos coisas boas no amistoso (contra o 3 de Febrero, do Paraguai), mas também temos coisas a melhorar. Será ao longo da temporada que vai acontecer. Gradativamente as coisas vão acontecendo, vão melhorando”, apontou o volante.

continua após a publicidade

Abalada ainda com a queda à Série B no final do ano passado, a torcida do Coritiba certamente cobrará resultados imediatos. O torcedor verá em campo jogadores que permaneceram da última temporada, mas também caras novas. A paciência pedida por Wellington Simião é principalmente para os jogadores mais jovens, que estão subindo das categorias de base.

Os principais atletas do elenco de 2017, mesmo com a campanha ruim no Brasileirão, permaneceram. O goleiro Wilson, o zagueiro Werley, o lateral-esquerdo William Matheus e o atacante Kléber darão mais qualidade e experiência ao Coxa. Eles estão à frente da grande missão traçada pelo clube e pela nova diretoria liderada pelo presidente Samir Namur, que é de recolocar o clube de novo na elite do futebol brasileiro.

continua após a publicidade

Por isso, alguns tropeços, sobretudo neste início de caminhada no Campeonato Paranaense, não podem ganhar um peso muito grande na trajetória do clube na temporada. Será preciso analisar o contexto, focado, sobretudo, na disputa da Série B, a partir de abril.