O Coritiba pode até sair da zona do rebaixamento nesta rodada. Mas, para isso, além de derrotar o Grêmio em Porto Alegre o time paranaense depende de uma combinação em outros três jogos. A fuga só se confirmará caso Figueirense, Vitória e Bahia não vençam seus jogos, contra Cruzeiro, Criciúma e Internacional, respectivamente. Destes, apenas o Bahia atua em casa. “O mais importante é fazermos a nossa parte. O grupo precisa reagir para recuperar a confiança”, destacou o garoto Dudu, que ao que tudo indica volta a ser titular da equipe.

continua após a publicidade

Nas duas últimas partidas, ele sequer foi relacionado por Celso Roth. “Isso faz parte. Temos um grupo que não merece estar nessa situação. Há jogador de qualidade e as escolhas cabem ao treinador”, disse. Com a atual comissão técnica, Dudu só foi titular duas vezes, na Copa do Brasil, frente ao Cene, e no Brasileiro, diante do Criciúma. “Estamos trabalhando muito para sair dessa situação desconfortável. Esse grupo é muito unido. Os mais experientes conversam muito com a gente. Também colocamos nossos pensamentos. Todos estão focados para tirar o Coritiba dessa situação”.

Caso a escolha por Dudu se confirme, o Coritiba terá, frente ao Grêmio, um time menos veloz, mas com maior qualidade na posse de bola. Nos jogos mais recentes, Roth fez opções por Elber e Gil nesta função. Resta saber se o Verdão, com um jogador de maior qualidade no passe (e na criação) será mais equilibrado, diante de um adversário que deve impor um ritmo forte desde o início. Na teoria, o Coritiba terá que recorrer – e muito – aos contragolpes como sua principal válvula de escape. Um bom resultado amanhã seria, na visão de todos, o ponto de partida para dias melhores.

“Uma vitória muda tudo e é isso que a gente tem buscado”, frisou Dudu. A partir de amanhã, o Coxa dá início à uma sequência muito forte de jogos e viagens, sem tempo para ‘respirar’. Tudo por conta dos confrontos intercalados da Copa do Brasil, frente ao Paysandu. O primeiro dos duelos com os paraenses já acontece na próxima quinta-feira, em Curitiba. “Sabíamos que essa maratona iria chegar. Temos que superar tudo isso e o primeiro passo é fazer um bom jogo e um grande resultado em Porto Alegre”, concluiu o meia coxa-branca.

continua após a publicidade