No Coritiba, rotina de vice uma hora acaba

A perda do titulo da Copa do Brasil para o Palmeiras, colocou o Coritiba em um patamar não desejado. Apesar de ter chegado à decisão do torneio apenas duas vezes, o clube já é, ao lado de Corinthians e Fluminense, o segundo time mais vice-campeão do torneio, ficando atrás apenas de Grêmio e Flamengo, que perderam a final em três oportunidades. Além disso, o Alviverde se igualou ao rubro-negro carioca no fato de ter sido vice-campeão por dois anos consecutivos. Em 2003 e 2004, o Urubu perdeu a taça para Cruzeiro e Santo André, respectivamente.

A diferença é que o Coritiba viu o título escapar entre os dedos dentro de casa. Em 2011, o algoz foi o Vasco. O time coxa venceu por 3 x 2, mas viu a taça ser erguida dentro do Couto Pereira pelos cariocas. Desta vez, o Palmeiras. Além dos dois, em outras três oportunidades um time decidiu o título por dois anos consecutivos: o Grêmio, em 1993, 1994 e 1995, e o Corinthians, em 2001 e 2002 e em 2008 e 2009. Porém, nestes casos a equipe acabou faturando a Copa do Brasil na segunda oportunidade.

Apesar disso, o Coxa segue como o único clube paranaense a chegar a uma final, e também semifinal, da Copa do Brasil. O máximo que Atlético e Paraná conseguiram foi alcançar as quartas de final. Para piorar, na próxima temporada, a competição será um pouco mais difícil devido a participação das equipes da Libertadores.