“Nem lembrava mais o gostinho de ser campeão”, diz palmeirense

O Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil com gol de Betinho – um centroavante tão ruim que não serve pra nenhum time médio do Brasil, ainda mais um clube grande. Como foi parar no Palmeiras, só Deus sabe! Este jogador mostra a cara do Palmeiras na competição – time limitado e no jogo de ontem sem os melhores, arrebentados, suspensos ou contundidos. Como isto aconteceu?

Se querem saber, vou dizer: às vezes é preciso sorte. Um caminhão de sorte. E um técnico marrento. O Palmeiras teve os dois. Não vou ser tonto e dizer que o time do Palmeiras é maravilhoso, que é um dos melhores do Brasil. Não é. É um time que não joga bonito, joga feio, é limitado e deixa o torcedor com o coração na mão. Tenho um amigo palmeirense que tem o seguinte ditado: sofrido é mais gostoso. Não é não! Eu tive cãibra de ficar chutando o ar diante da televisão em casa para afastar a bola da área, para ajudar o time. Mas sofrido vale do mesmo jeito. E dá um alívio no final.

Se querem saber, desde o começo achava que time não ia longe na competição. Achava que perdia para o Atlético, não passava pelo Grêmio e pelo que vi do futebol do Coxa, não tinha dúvida: o alviverde ia ser campeão, mas não o meu Palestra. Eu nem fui ao estádio por precaução, para não dar zica. Ou não passar raiva. Fiquei em casa quietinho, chutando o ar. Nem me preocupei em fazer este artigo antes, para não perder tempo.

Afinal faz tanto tempo que não experimento o gostinho de ser campeão – o estadual de São Paulo é pequeno e o da Série B não foi feito para ser comemorado – que achei melhor não provocar a sorte. A última vez que gritei campeão com gosto foi no milênio passado. Mas a gente é campeão. Vou dormir tranquilo. Eu que achava que ia morrer sem ver o time campeão, não tô a fim de morrer tranquilo muito depressa, claro, mas vou ficar um pouco mais tranquilo de agora em diante.

O ano passado eu dormi chateado na decisão da Copa do Brasil, por que torci para o Coxa ser campeão contra o Vasco. Este ano não dava para fazer isso, claro. E achei que ia me ferrar de novo. Fui dormir tranquilo. A todos meus amigos coxas espero boa sorte no Brasileirão, pois o time joga um belo futebol. Se for campeão vou achar muito bom porque vocês merecem. Pra mim, o ano acabou. É só o Palmeiras tomar cuidado para não ser rebaixado na Série A. O resto é lucro.

Edilson Pereira é jornalista da Tribuna e Paraná Online e palmeirense de nascimento.