enkontra.com
Fechar busca

Coritiba

Coritiba

Coritiba

Luto

Morre Sérgio Prosdócimo, ex-presidente do Coritiba e empresário

Um dos maiores empreendedores da história do Paraná, Sérgio Prosdócimo lutava contra problemas cardíacos há mais de dez anos

  • Por Redação
Sérgio Prosdócimo foi presidente do Coritiba entre 2000 e 2001. Foto: Arquivo

O ex-presidente do Coritiba Sérgio Prosdócimo faleceu na madrugada desta terça-feira (22), em Curitiba. Além de dirigente esportivo, Prosdócimo foi um dos maiores empresários do Estado, comandando por longo tempo a fábrica de eletrodomésticos que tinha seu sobrenome. O empreendedor sofria de problemas cardíacos há mais de uma década. Ele tinha 76 anos.

Coxa-branca histórico, Sérgio Prosdócimo entrou para valer no Coritiba em 1995, em um momento de fortíssima crise financeira, durante o último ano de presidência de Evangelino da Costa Neves. Ao lado de outros dois empresários bem-sucedidos, Joel Malucelli e Edison Mauad, ele formou o chamado “triunvirato”, que assumiu o clube naquele ano, com o objetivo de sanear as finanças e colocar o time na primeira divisão.

Depois da passagem como vice-presidente, Sérgio assumiu a presidência do Coxa em 2000, ficando pouco mais de um ano no cargo por problemas de saúde, deixando o posto para seu vice, Francisco Araújo. A partir dali, Prosdócimo se afastou da política do clube, sem no entanto deixar de ir ao Couto Pereira, sempre nas cadeiras superiores, próximo às cabines de rádio.

Empresário

A Refripar, empresa controlada por Sérgio Prosdócimo, chegou a ser a segunda fabricante brasileira da chamada “linha branca”, de eletrodomésticos como geladeiras, fogões e lavadoras de roupa. A empresa foi criada em 1949, e aos poucos foi adquirindo outras fabricantes e ganhando mercado nacional. Ficou no comando da família Prosdócimo até 1996, quando foi comprada pela sueca Electrolux.

Neste período, a Refripar era uma das maiores empresas do Paraná, e também uma das maiores empregadoras do Estado. Influente na economia paranaense, seu nome chegou a ser cogitado para a sucessão de Jaime Lerner na prefeitura de Curitiba em 1991.

Sérgio Prosdócimo está sendo velado na capela do Cemitério Iguaçu, e o sepultamento será no mesmo local, às 17h.

Leia a nota oficial do Coritiba:

O Coritiba Foot Ball Club lamenta com pesar o falecimento de Sérgio Prosdócimo, 76 anos, conselheiro nato, ex-presidente do clube no período entre 2000 e 2001, e que participou da gestão do Coxa juntamente com Edison Mauad e Joel Malucelli, entre 1995 e 1997.

Sérgio Prosdócimo esteve no estádio Couto Pereira no final do ano passado em uma reunião junto ao atual Conselho Administrativo, na qual foram tratados assuntos pertinentes ao Coritiba e sua gestão.

O velório ocorre no Cemitério Parque Iguaçu, a partir das 9h. O sepultamento será no mesmo local, às 17h.

A diretoria do Coritiba e o Conselho Deliberativo, em nome dos torcedores coxas-brancas, presta aqui sua homenagem a familiares e amigos, e agradece pelos anos de dedicação de Prosdócimo ao clube. 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

30 Comentários em "Morre Sérgio Prosdócimo, ex-presidente do Coritiba e empresário"


Paulo Busnasrdo Mikosz
Paulo Busnasrdo Mikosz
8 meses 15 horas atrás

Grande Coritibano. Sempre Coritiba, a maior torcida do Pr

República do Paraná
República do Paraná
8 meses 1 dia atrás

Grande empresário e torcedor do Verdão do Alto da Glória. Meus sentimentos a família!

Geovane
Geovane
8 meses 1 dia atrás

Logo logo será o Petralia

Tunay
Tunay
8 meses 1 dia atrás

Não Geovane, segundo a frenética pompom Fabiano Duarte,o semideus delas és IMORTAL ,tanto que ela latiu ferozmente quando vc escreveu isso.

Marcos Lopes
Marcos Lopes
8 meses 1 dia atrás

absolutamente tudo na vida dos coxa REMETE AO CAP!!!

Tunay
Tunay
8 meses 1 dia atrás

A morte de um grande COXA BRANCA, deixa em polvorosa o canil das cadelinhas pompom, um COXA BRANCA afastado da vida futebolística incomoda elas demais, até mesmo depois de morto? Pra variar mais um dentre os tantos costumes recalcados oriundos das frenétiCUzinhas pompom.

Tunay
Tunay
8 meses 1 dia atrás

Os massacres impiedosos impostos pelo COXA ao trétiCU,os títulos ganhos dentro da Pet,as raivas e ódio insano das frenéticas do pompom, a grita geral de seus dirigentes, a não permissão de voltas olímpicas, entregas de troféos e afins,essas MALDADES do COXA sempre nos remeterá ao CAP frenética.

Tunay
Tunay
8 meses 1 dia atrás

O Coxa surgiu em 1909 renética, seu CAPiada TréticCU surgiu em 1924 como restolho de uma fusão, uma invenção da elite curitibana criada para tentar CONTRAPOR-SE ao primeiro e ORIGiNAL do futebol paranaense. O Verde Branco,a tradição, os TÍTULOS, vieram e remetem antes do seu CAP.

Fabiano Duarte
Fabiano Duarte
8 meses 1 dia atrás

Que postagem sem sentido, o rancor e a inveja levando a paquita ao desespero

Tunay
Tunay
8 meses 1 dia atrás

E a frenética pompom se arvorou, achando que o seu dono é imortal ,e purpurina será para todo sempre ?

Paulo Busnasrdo Mikosz
Paulo Busnasrdo Mikosz
8 meses 1 dia atrás

Que Deus o tenha. Sempre Coritiba

jurandir Roedel
jurandir Roedel
8 meses 1 dia atrás

meus sentimentos a família Prosdócimo.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas