O Coritiba tem mais dois jogos para tentar cravar a primeira meta estabelecida na luta pelo acesso à primeira divisão nesta Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico Eduardo Baptista nunca escondeu que queria terminar o primeiro turno da segundona dentro do G4 e com uma boa diferença de pontos para o quinto colocado. Depois de, enfim, vencer seu primeiro jogo como visitante, diante do Goiás, no início da semana, o Coxa pode agora marcar sua arrancada na competição em mais um duelo direto, agora contra a Ponte Preta, sábado (28), às 19h, no Couto Pereira.

O Alviverde vinha perseguindo há muito tempo essa primeira vitória fora de casa e conseguiu em um momento decisivo. Isto porque o Goiás vinha em ascensão e também está na luta pelo acesso. Com os três pontos na bagagem, o Verdão tem mais um duelo de seis pontos, diante da Macaca, onde a vitória pode conseguir um novo status na sequência da Série B.

Além de voltar ao G4, o Coritiba terá a chance de emplacar uma sequência de vitórias e que lhe dará condições de, no fechamento do turno, semana que vem, contra o Fortaleza, fora de casa, até brigar pela liderança da Série B. Isto porque a equipe cearense, que foi a mais regular até agora na Segundona, tem apenas quatro pontos de vantagem na classificação.

Mais do que isso, o Verdão pode conseguir cumprir à risca a meta imposta. Com uma combinação de resultados mais otimista nessas duas últimas rodadas, o time coxa-branca pode ficar com até seis pontos de vantagem para o primeiro time fora do G4. Para isso, terá que, no mínimo, vencer Ponte Preta e Fortaleza, além de torcer contra os concorrentes.

Depois da vitória sobre o Goiás, o Coritiba viu sua probabilidade de conquistar o acesso aumentar. Segundo o site especializado em estatísticas Chance de Gol, agora são 32% de chances de retornar à primeira divisão do ano que vem.

Por isso, o duelo contra a Ponte Preta é fundamental. O time de Campinas está apenas três pontos atrás do Coxa na classificação, e uma vitória fará essa vantagem ser ampliada. Para isso, o Verdão terá um forte aliado a seu favor: o fator casa.

Confira a classificação completa da Série B

O time comandado por Eduardo Baptista foi o único que, até agora, não perdeu jogando dentro de casa. No entanto, apesar de ter o melhor rendimento como mandante (83%), o Alviverde vem de um empate amargo diante do São Bento, na semana passada, e que desencadeou uma cobrança mais dura por parte do torcedor.

A história, agora, mudou um pouco. O Coritiba está mais aliviado, não apenas pela vitória, mas por ter voltado a jogar bem na Série B. Por isso, ganhar no sábado, além de devolver o clube ao G4, dará mais confiança para conseguir retornar à elite do futebol brasileiro.