Durante partida amistosa contra o Figueirense (2 x 2) disputada sábado, o Coritiba apresentou uma nova proposta tática na meia-cancha. Pela primeira vez na temporada, o técnico Marquinhos Santos contou com Robinho, Alex, Bottinelli e Rafinha lado a lado em campo. Idealizado há pelo menos seis meses, o teste do novo meio-campo foi adiada pela fratura que o argentino Bottinelli sofreu no tornozelo direito, ocorrida durante um treinamento em fevereiro.

continua após a publicidade

Totalmente recuperado, o jogador foi inserido gradativamente no setor, e contra o Figueirense iniciou uma partida pela primeira vez. Com o quarteto em campo, o Alviverde ganhou mobilidade. As principais jogadas do Coritiba no jogo-treino – que de amistoso só teve o nome, pois os lances ríspidos foram freqüentes, e resultaram em sete cartões amarelos -, tiveram início nos pés do quarteto.

Para Alex, que apesar de não ter editado uma boa atuação técnica fez a diferença taticamente, a equipe está ganhando conjunto e entrosamento. “Um jogo desses não tem um peso de um jogo do Campeonato Brasileiro, mas vamos bem na sequência da competição. Estamos treinando bem”, afirma. No entanto, Marquinhos Santos não deu garantias de usará o quarteto no jogo de sábado, contra o Flamengo, na retomada do Campeonato Brasileiro.

Um dos motivos é que o meio-campo Rafinha tem proposta do mundo árabe e pode estar deixando o Alto da Glória. O Al-Shabab Al Arabi, dos Emirados Árabes, está disposto a desembolsar R$ 5 milhões para contar com o jogador, que mês que vem completa 30 anos. Como representará dinheiro em caixa, a negociação de um dos destaques do time parece mesmo uma questão de tempo.

continua após a publicidade

Semana passada, o empresário do atacante Deivid veio à publico cobrar o pagamento de seis parcelas de direitos de imagem. Apesar de a diretoria do clube não confirmar, Rafinha até já teria se despedido de alguns companheiros de elenco após o amistoso contra o Figueirense, e não deve sequer estar em campo contra o Flamengo. O superintendente de futebol Felipe Ximenes, em entrevista concedida na sexta-feira passada, já havia deixado no ar que o clube, com a janela de transferências, poderá perder jogadores. “A gente está acompanhando, mas como o mercado vai se movimentar a gente não sabe se vai perder ou não atletas. Acreditamos que vamos perder poucos atletas, ou talvez até não perca”, declarou.