A partir de amanhã, às 18h30, na Ilha do Retiro, o Coritiba começa a traçar o seu destino no Campeonato Brasileiro. Para a comissão técnica, as próximas seis partidas, a começar pelo duelo contra o Sport Recife, servirão para a equipe traçar uma minimeta na competição, onde o objetivo é buscar de três a quatro vitórias. “Dentro do nosso planejamento, os próximos seis jogos vão ditar o nosso ritmo na competição. São seis jogos que vão definir nosso futuro para poder chegar lá em cima, entre os oito primeiros”, explicou o técnico Marquinhos Santos.

continua após a publicidade

Mesmo assim, a minimeta estipulada foi recebida com desconfiança pelos jogadores. Alguns preferem adotar o conceito de que se pensar no jogo a jogo. “Cada um tem um método de trabalhar. O Marquinhos falou dessa minimeta, mas eu prefiro pensar jogo a jogo. Contra o Sport valem seis pontos e precisamos vencer para termos tranquilidade para a sequência”, afirmou o lateral-esquerdo Eltinho. “Temos metas a serem batidas para sairmos desta situação desconfortável. Mas temos que focar jogo a jogo, degrau por degrau, para que possamos sair o quanto antes desta situação”, acrescentou o lateral-direito Ayrton.

Entretanto, o próprio treinador fez questão de ressaltar que, embora o plano traçado seja para seis confrontos, o foco tem que ser em uma partida de cada vez. “Já traçamos uma minimeta, mas com pensamento específico para cada jogo. Eles entenderam e compraram a ideia de que cada jogo é uma decisão”, completou Marquinhos.

Neste período, além do clube pernambucano, o Coxa terá pela frente o São Paulo e a Ponte Preta, em casa, viaja para encarar o Palmeiras e depois retona ao Couto para jogar contra Bahia e Náutico. Ou seja, fazer a lição de casa colocará o Alviverde dentro da meta traçada. Porém, engana-se quem pensa que o time viajou para Pernambuco trnaquilo. “Eu sempre coloco para meus atletas que quem joga pelo empate acaba perdendo. Vamos para a Ilha do Retiro até para tentar quebrar este tabu (de nunca ter vencido lá). Assim como nós, o Sport vem evoluindo, mas em uma situação psicológica pior que a nossa. Eles ganhavam do Inter e acabaram empatando. Então temos que aproveitar isto”, ressaltou Marquinhos Santos, lembrando que vencer domingo será fundamental para se afastar da zona de rebaixamento.

continua após a publicidade

Entre os seis próximos adversários, com exceção do São Paulo, todos os outros podem ser considerados adversários diretos na briga contra a degola. Depois desta sequência, os rivais serão, em sua maioria, concorrentes ao título, como Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Vasco.