Liderança é inédita para o Coxa nos pontos corridos

Com a vitória sobre o Fluminense, o Coritiba termina a quarta rodada na liderança do Campeonato Brasileiro. Algo inédito para o clube na era dos pontos corridos. Desde que o maior torneio nacional passou a ser disputado em turno e returno, em 2003, o Coxa jamais havia alcançado a ponta da tabela.

A melhor colocação do Alviverde, até então, havia sido a terceira posição, atingida logo na primeira rodada de 2008, no retorno após o título da Série B.

Em 2003, a terceira colocação se repetiu durante 11 rodadas – 12.ª, 13.ª e entre a 31.ª e a 39.ª. Naquele ano, o time terminou na quinta colocação, conquistando uma vaga na Copa Libertadores do ano seguinte. O 5.º lugar, aliás, foi a melhor posição final do clube ao término de uma temporada na era dos pontos corridos.

A vez que o Coritiba esteve mais próximo da ponta da tabela foi em 1999. Ainda assim, não era líder de fato. Na segunda rodada do Brasileirão daquele ano, após vencer Vitória e Internacional por 2 x 0, o Coxa e o Corinthians eram os únicos com seis pontos conquistados. Só que o Alviverde ficou atrás do clube paulista por conta do saldo de gols (5 a 4). Situação semelhante à primeira rodada de 1996, quando apenas Coritiba e Goiás venceram por mais de um gol de diferença. Porém, com os goianos à frente pelos gols marcados (3 a 2, deixando os paranaenses em segundo lugar.

Líder absoluta, a equipe nunca foi. Nem mesmo no ano do título. Em 1985, o Coritiba terminou na liderança do segundo turno do grupo A, durante a primeira fase, o que lhe rendeu a classificação para a etapa seguinte – avançavam os quatro melhores colocados ou os campeões de cada turno e os dois melhores na soma dos pontos. No entanto, na soma dos dois turnos, o time terminou apenas na sétima posição. Na segunda fase, o Coxa foi líder do seu grupo, mas que contava apenas com quatro clubes (além dos paranaenses, Sport, Joinville e Corinthians). Mas na classificação geral, mesmo campeão, o Alviverde, na questão de pontos somados, terminou apenas na 9.ª colocação.