K9 pode ser o 1.° jogador do Coxa artilheiro do Brasileirão

Nos últimos campeonatos brasileiros, o futebol paranaense esteve presente em quase todas as brigas pela artilharia do certame nacional mais disputado do mundo. Em 2001, Romário terminou no topo da artilharia com 21 gols, mas Kléber e Alex Mineiro, com 17, dividiram a segunda colocação. Em 2003, na primeira edição da era de pontos corridos, Renaldo, no Paraná e Dimba, do Goiás, travaram uma batalha quase que épica pela briga de quem marcava mais gols no torneio. O jogador da equipe goiana levou a melhor e chegou aos 31 tentos, enquanto o paranaense fez 30 gols.

No ano de 2004 veio a coroação. Washington, do Atlético, renasceu das cinzas para se tornar o maior artilheiro de uma só edição do Brasileirão. Com 34 gols marcados, o “Coração Valente” ostenta o título até hoje e dificilmente será superado já que o número de jogos diminuiu. No ano seguinte, o Tricolor quase chegou com Borges, que marcou 19 gols, ficando atrás do baixinho Romário, que fez 22. Mas em 2007, o Paraná, que já estava merecendo a conquista, chegou ao topo da tabela da artilharia através de Josiel. O gaúcho fez 20 gols e se tornou o primeiro jogador defendendo o Tricolor a se tornar o artilheiro da competição.

Keirrison

Para definitivamente o futebol do Paraná ser coroado como formador de artilheiros perante o cenário nacional, falta apenas algum jogador do Coritiba conseguir ser o goleador do certame. Essa façanha pode ser conquistada através de Keirrison. O K9 já marcou 20 gols no Brasileirão 2008 e está a apenas um de Kléber Pereira, do Santos. O trunfo do craque alviverde é que o “Incendiário” está suspenso e não joga mais este ano. Faltando apenas duas partidas para o término do torneio, Keirrison não quer perder a chance de se tornar o primeiro jogador do Coxa a ser o artilheiro do Brasileirão. “Todo mundo achava que eu tinha abandonado a disputa, que não conseguiria me aproximar do Kléber, mas vou buscar essa artilharia que será muito importante para mim e para o clube”, disse o xodó da torcida em entrevista ao Globo Esporte.

Além do jogador santista e do K9, mais três matadores correm por fora. Washington, do Fluminense, já foi artilheiro uma vez e está com o mesmo número de gols do jogador alviverde. Alex Mineiro, herói do título do Atlético em 2001, tem 19 gols e Guilherme, do Cruzeiro já marcou por 18 oportunidades. O craque do Coxa precisa marcar mais dois gols contra Vasco (casa) e na última rodada contra o Sport (fora).

O Brasileirão 2008 está sendo um dos campeonatos mais disputados da história em todos os quesitos. Na luta pelo título, libertadores e rebaixamento. Sem contar na disputa pessoal pela artilharia, que está acirrada e só deve ser decidida na última rodada.