Gringo vem do Estudiantes para fechar com o Coxa

O Coritiba vai anunciar oficialmente, na próxima semana, a contratação do lateral-esquerdo Raul Iberbia. O jogador argentino, de 23 anos, chega ao clube por empréstimo até o fim da temporada e se apresenta para realizar exames médicos na segunda-feira, em Foz do Iguaçu – cidade onde o Alviverde está concentrado, desde ontem à noite, para realizar sua intertemporada. O único impedimento para o lateral já falar como atleta do Coxa, bem como a diretoria alviverde oficializar seu mais novo reforço, é que ele ainda possui vínculo com o Estudiantes, da Argentina.

Após o dia 30 de junho, o lateral assina contrato de empréstimo até o final do ano, e com opção de compra após esse período. É o que garante Jorge Di Natale, diretor da empresa G-3 e representante do atleta. “Já acabou o campeonato (Torneio Final, o segundo turno do Campeonato Argentino) mas ele ainda não pode falar como jogador do Coritiba por ter contrato com o Estudiantes até o dia 30. Raul vem por empréstimo até o fim do ano e se apresenta segunda-feira ao clube em Foz do Iguaçu”, afirma.

Mesmo assim, ontem cedo, no CT da Graciosa, durante a última atividade do elenco antes da viagem para o extremo oeste do Estado, o nome de Raul Iberbia já figurava na convocação oficial do clube para a semana de treinamentos na terra das cataratas. O interesse do Coxa no jogador teve início há três meses. E foi por DVD. Jorge Di Natale conta que entregou ao superintendente de futebol do clube, Felipe Ximenes, uma compilação com lances e dados de Raul Iberbia.

Dentro do perfil do clube – tanto técnico quanto econômico – o jogador passou a ser observado de perto pelo dirigente alviverde, que esteve recentemente na Argentina. “A negociação começou há três meses, quando entreguei a diretoria um DVD para ser analisado. A partir daí ele foi acompanhado em detalhes pelo Ximenes, que esteve na Argentina. O futebol argentino está parado no tempo, a economia passa por um momento difícil e os contratos são baixos. Ele chega ao mercado brasileiro bastante motivado por defender o Coritiba. Raul pesquisou sobre o Coritiba e se encantou com a história do clube. As referências são as melhores possíveis, já que o time lidera o Campeonato Brasileiro”, comentou.

Com características ofensivas, apesar da pouca idade, o lateral-esquerdo possui em seu currículo a conquista da Copa Libertadores e do vice-campeonato Mundial de 2009, ambos pelo Estudiantes. Entretanto, pouco atuou em 2013 pelo clube argentino. Para o técnico Marquinhos Santos, que com as dispensas de Eltinho e Patric conta para o setor esquerdo com o titular Diogo, o machucado Denis e ainda o selecionável Abner, a chegada de Raul Iberbia vem para suprir, definitivamente, o problema do time no que diz respeito aos lados do campo. “Estamos atentos ao mercado e trazendo atletas para que possam suprir as nossas carências”, analisa o treinador.