Base à disposição

Garotada deve ser bem aproveitada no Coritiba no Paranaense

Evandro, apesar de jovem, já está há dois anos no profissional, mas em 2017 deve ter mais chances. Foto: Albari Rosa

A última partida do Coritiba na temporada de 2016, diante da Ponte Preta, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro, pode ter sido uma amostra do que o torcedor verá ao longo do Campeonato Paranaense do ano que vem. Com algumas saídas e ainda sem fazer grandes contratações nesta reta final de temporada, o técnico Paulo César Carpegiani pode dar espaço para jogadores mais jovens ao longo do Estadual.

Na derrota por 2×0 para a Ponte Pretao, a diretoria alviverde, diante do adiamento da última rodada por conta do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense, decidiu dar férias à maioria do elenco alviverde e, por isso, atletas das categorias de base tiveram a chance de jogar. O time coxa-branca, no entanto, não teve uma boa atuação e Carpegiani preferiu não externar qualquer tipo de análise após o duelo contra a Macaca.

“Qualquer tipo de análise individual eu não gostaria de fazer. Isso é internamente. Foi bom para ver a garotada, quem temos, e ver quem vai ser incorporado ou não ao elenco principal”, declarou o treinador, na ocasião.

Naquele confronto, tiveram a primeira oportunidade na equipe alviverde entre os titulares os zagueiros Romércio e Geovane e o volante Julio Rusch. Já o volante Carvalhoentrou durante a partida. Ainda no duelo diante da Macaca, os goleiros Rafael Martins e William Menezes, o lateral-direito Dodô, o zagueiro Walisson Maia, o volante Ícaro e os meias Yan Sasse e Ruy, oriundos das categorias de base do Verdão, também estiveram em campo.

Assim, Carpegiani conseguiu ter uma base dos jogadores mais jovens que terá em mãos para começar a temporada de 2017, na disputa do Campeonato Paranaense. Além dos jogadores já observados pelo comandante, outros poderão ganhar novas oportunidades na disputa do Estadual.

Um deles é o meia Thiago Lopes. O jogador, que despontou em 2015 como uma das grandes revelações do clube, chegou a ser testado como lateral-direito em alguns treinamentos e fez a função em algumas partidas, mas acabou não tendo muitas oportunidades.

Para o ataque, setor que o clube se reforçou com as contratações de Rildo e Ylmar Filigrana, Carpegiani terá também duas opções caseiras. Os atacantes Evandro, utilizado pelo treinador em algumas oportunidades, mas que acabou se lesionando na penúltima rodada do Brasileirão, e Guilherme Parede, que quase foi negociado neste ano, devem ser utilizados com mais frequência.