Apesar de não ter sido nem de perto o resultado que o Coritiba queria para tentar sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o empate sem gols contra o Sport, no Couto Pereira, anteontem, manteve a invencibilidade de cinco jogos do Verdão na competição nacional. Ainda em 18º, o time, com mais este jogo sem derrota, já supera o maior período de invencibilidade registrado no ano passado, quando ficou em duas oportunidades por quatro jogos sem perder.

continua após a publicidade

Os cinco jogos sem derrota do Coritiba no Campeonato Brasileiro passam muito pelo bom momento da defesa. Nas últimas cinco jornadas, o Coxa tomou apenas um gol e hoje já tem a sétima melhor defesa da competição nacional. Para o técnico Ney Franco, além do ajuste no sistema defensivo, a grande fase vivida pelo goleiro Wilson, indicado pelo próprio treinador, contribui para a boa fase do Verdão no Brasileirão, mesmo ainda estando na zona de rebaixamento.

“O Wilson está vivendo um grande momento no clube e fazendo a diferença a nosso favor dentro da competição. Nesses cinco jogos sem perder no campeonato, nossa defesa evoluiu muito e a defesa não tem tomado gols dentro do Brasileiro. O Wilson vive um momento muito bom e, contra o Sport, fez mais uma vez a diferença a nosso favor, especialmente pela defesa que fez no final do jogo”, destacou o treinador.

A série invicta do Verdão no ano passado aconteceu no segundo turno do Brasileirão, quando se recuperou e escapou do rebaixamento à Segundona. Na primeira série, o time coxa-branca ficou invicto da 30ª à 33ª rodada quando venceu Botafogo e Fluminense e empatou com o Grêmio e Corinthians. O Verdão selou sua permanência na primeira divisão nas quatro últimas rodadas, quando conquistou três vitórias contra Palmeiras, Atlético-MG e Fluminense, além de um empate contra o Vitória, no Barradão.

continua após a publicidade

Antes, em 2013, o Coritiba marcou sua última maior série invicta no Brasileirão nas dez primeiras rodadas da competição nacional, quando chegou, inclusive, a liderar o certame. O Verdão, naquele ano, conseguiu cinco vitórias contra Atlético-MG, Fluminense, Náutico, Atlético e Ponte Preta, e empatou outras cinco vezes diante do Bahia, do Goiás, do Flamengo, do Santos e do Vitória.

Cheio de desfalques

Em meio ao momento de recuperação que passa no Brasileiro, o Coritiba segue convivendo com muitos desfalques e, para o técnico Ney Franco, este tem sido o grande percalço do Verdão para sair da ZR. Depois que o atacante Negueba foi vetado pelo departamento médico e não atuou contra Grêmio e Sport, o time coxa-branca, apesar dos empates sem gols, teve muitas dificuldades no setor ofensivo e, não a toa, tem um dos piores rendimentos da competição nacional.

continua após a publicidade

“Estamos tendo muitas dificuldades para montar a equipe de um jogo para outro. Temos perdido muitos jogadores. O Negueba é um jogador de velocidade, que vinha em um bom momento e que dava um desafogo. Não temos apenas problemas para a montagem da equipe em campo, mas estamos perdendo opções de substituição e a gente sabe que isso é muito importante em um campeonato equilibrado como é o Brasileiro”, explicou.

Ataque

Diante do Sport, sem Ruy e Thiago Galhardo, Ney Franco não contou com uma jornada inspirada do meia Esquerdinha e dos atacantes Rafhael Lucas e Henrique Almeida. Os dois centroavantes, segundo ele, têm a mesma característica e isso dificultou as ações ofensivas.

Muito mais! Leia a opinião do colunista Massa sobre o Coritiba!