Vitória

Coxa vira e vence o Fluminense por 3 a 2 no Maracanã

Em uma partida marcada por viradas no placar, o Coritiba venceu o Fluminense por 3 a 2 na tarde deste sábado (20), no Maracanã. O resultado foi muito comemorado pelos jogadores, que lutaram para reverter o marcador adverso no segundo tempo. Agora o Verdão é o 8.° colocado, com 40 pontos, a apenas dois do Botafogo, último que se classificaria para a Libertadores se o campeonato terminasse hoje. No domingo que vem o Coxa recebe o Atlético no Couto Pereira, que deve estar lotado.

O Coritiba começou bem a partida e não tomou conhecimento do Fluminense. Logo a um minuto, Alê chutou uma bola que passou muito perto do gol defendido por Fernando Henrique. Aos 2 o lance polêmico da primeira etapa. Washington recebeu, driblou Vanderlei e foi pro chão: na visão do árbitro não houve a penalidade e o o jogador do Fluminense recebeu cartão amarelo por simulação. Aos 10, Keirrison recebeu na área, tirou Fernando Henrique da jogada e bateu: em cima da linha Tiago Silva tirou, mas no rebote Carlinhos Paraíba deu um chutaço e fez o primeiro do Coxa.

O gol deixou a torcida e os jogadores do clube carioca apreensivos. Mas logo na seqüencia, o Flu teve a oportunidade de empatar. Aos 12, Washington saiu na cara do gol, mas Vanderlei fez grande defesa com a perna esquerda.
O Coritiba continuava se defendendo bem e explorava os buracos deixados pela frágil zaga do Tricolor carioca. Aos 31, em um lançamento direto, Washington recebeu e, mesmo com Tiago Bernardi na sua cola, encobriu Vanderlei fazendo um belo gol: 1 a 1. Aos 40, Ciel puxava contra-ataque quando foi seguro pela camisa por Alê: o áribtro deu cartão amarelo para o jogador alviverde. Foi o terceiro cartão de Alê que está fora do Atletiba.

As duas equipes já se contentavam com o empate antes do intervalo, até Vanderlei, grande figura do Coxa até então, cometer um lance infantil e bizonho. Em um chutão pra frente, a bola estava saindo pela linha de fundo, mas Vanderlei encostou e deu um escanteio de graça para o Flu. Na cobrança, Washington marcou o segundo dos cariocas.

Segundo tempo

O técnico Dorival Júnior reclamou muito da passividade dos seus jogadores no fim da primeira etapa e o Coritiba voltou do intervalo sabendo o que queria: a vitória. Aos 5, quase Washington faz de cabeça o terceiro dele no jogo. Dois minutos depois veio a resposta do alviverde. Em jogada ensaiada, Rodrigo Heffner mandou uma bomba no travessão.

Precisando da vitória, Júnior sacou Marlos e colocou Ariel Nahuelpan. O gringo entrou bem no jogo e a partir da sua entrada, Keirrison começou a brilhar. Aos 12, Rodrigo Heffner cruzou, o K9 ajeitou e bateu na trave: no rebote ele mesmo empatou o jogo. Aos 27, Tartá entregou um presentaço a Keirrison, que na cara do gol, deslocou o goleiro Fernando Henrique virando o placar para o Coxa: 3 a 2. O craque do Alto da Glória chegou a 14 gols neste Brasileirão.

Aos 35, em cobrança de falta, Ciel mandou no ângulo, mas Vanderlei, se recuperando da trapalhada no primeiro tempo, fez espetacular defesa. O Fluminense tentou esboçar uma reação, mas parou na forte defesa coxa branca. Final no Maracanã: Coritiba 3, Fluminense 2.

Com o resultado, o Coxa segue novamente na briga por uma vaga na Copa Libertadores e esquenta os ânimos para o clássico de domingo contra o Atlético. O volante Alê recebeu o terceiro cartão amarlo e está fora do Atletiba.