Depois de dez jogos no comando do Coritiba, o técnico Ney Franco, diante de alguns problemas, tanto por suspensão ou lesões, que castigam o elenco alviverde, ainda não definiu a base do time coxa-branca que está disputando o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Até agora, o comandante do Verdão já utilizou nada menos do que 32 jogadores, ou seja, quase três times completos em nove partidas pela Série A do Brasileirão e um duelo pela Copa do Brasil.

continua após a publicidade

Apesar da quantidade excessiva de atletas utilizados em tão pouco tempo de trabalho, o volante Alan Santos afirmou que isso, apesar dos resultados ruins, não tem atrapalhado o time alviverde na disputa do Brasileirão. “O Ney (Franco) tem colocado a sua teoria, a sua forma de jogo, a sua parte tática. Muda o jogador, a característica, mas a forma de jogar é sempre a mesma. Temos jogadores de qualidade e isso não atrapalha”, pontuou o jogador. “Estamos tendo problemas por suspensão e lesão, que está tendo bastante no clube, e sempre terá mudança de um jogo para outro”, emendou Alan Santos.

A posição que o técnico Ney Franco mais utilizou jogadores foi o ataque. Ao todo, novo atacantes já foram testados na posição e Rafhael Lucas e Marcos Aurélio, titulares no duelo contra o Corinthians, no último domingo, foram os que mais atuaram, com nove vezes cada. O setor de contenção também teve uma quantidade alta de atletas utilizados. Ao todo, seis volantes atuaram na equipe nos dez jogos sob o comando do técnico Ney Franco.

Promessas! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

continua após a publicidade

Nas laterais, quatro jogadores foram utilizados. Neste período em que está no clube, Ney Franco só pôde contar até agora com o lateral-esquerdo Henrique para a posição. Quando o jovem jogador não esteve à disposição, o treinador improvisou os meio-campistas Esquerdinha, Rodolfo, o zagueiro Juninho e o lateral-direito Ivan na posição. No setor de criação, cinco jogadores foram usados pelo comandante alviverde. Os preferidos do técnico coxa-branca foram Thiago Galhardo, que jogou nove partidas, e Esquerdinha e Lúcio Flávio – que também atuou como volante -, com sete participações cada.

Luccas Claro é um dos que mais jogou na “era Ney Franco”. Foto: Giuliano Gomes.

Três goleiros e cinco zagueiros

continua após a publicidade

Na defesa, além dos goleiros Wilson, Bruno e Vaná já utilizados pelo treinador alviverde, cinco zagueiros foram testados na posição.

Os zagueiros Luccas Claro e Leandro Silva, com nove e oito jogos realizados até agora, respectivamente, formam a dupla preferida do técnico Ney Franco. Entretanto, além de Welinton, que já deixou o clube, os jovens zagueiros Walisson Maia e Juninho, quando precisou, entraram na equipe e tiveram boas atuações com a camisa coxa- branca.

Força?

O goleiro Wilson ressaltou a força do grupo coxa-branca, principalmente quando os jogadores titulares da zaga alviverde não puderam atuar e foram substituídos a altura por Walisson Maia e Juninho. “Não está atrapalhando. A gente viu nas últimas partidas, principalmente na parte defensiva, jogadores se destacando como o Juninho e o Walisson, que são zagueiros jovens e demonstraram muita personalidade e qualidade. Assim é o Campeonato Brasileiro, quando perdemos jogadores, estamos mostrando que temos jogadores que se precisar vão dar conta do recado”, concluiu o goleiro alviverde.