Ainda é possível

Coxa tem quatro jogos para definir o seu futuro no Brasileirão

Bom futebol, papel, caneta e calculadora. Assim será a vida do Coritiba nas quatro últimas e decisivas rodadas do Campeonato Brasileiro deste ano. Com 34 pontos e ocupando a 18ª colocação na classificação, o time coxa-branca tem, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, 69% de chances de rebaixamento. A boa notícia é que com mais uma rodada onde as equipes da parte de baixo da tabela, com exceção do Vasco, não pontuaram e, com isso, a pontuação mínima para escapar da degola deve diminuir ainda mais.

O Coritiba pode decidir sua vida já na próxima rodada, dia 18, quando enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. O time goiano tem os mesmos 34 pontos do Verdão e um revés neste duelo pode complicar de vez a vida do Coxa para escapar do rebaixamento.

Por isso, a partida está sendo encarada como uma final de campeonato. O Coxa não pode pensar em voltar para Curitiba sem trazer, pelo menos, um ponto na bagagem. “Esse jogo contra o Goiás é fundamental. É um adversário direto. Não quer dizer que se a gente perder está fora, mas aí vai dificultar demais”, frisou o diretor de futebol, Valdir Barbosa.

Número mágico

Antes da rodada, o Coritiba trabalhava com a pontuação de 40 a 41 pontos para permanecer na elite. De acordo com Barbosa, a vitória do Vasco diante do Palmeiras pode modificar um pouco este panorama, mas o dirigente acredita que o clube segue dependendo das suas forças para escapar da degola.

“Não refiz os cálculos, mas certamente a vitória do Vasco deu uma mexida nos números. Acredito que o Coritiba está em uma situação que só depende dele. Evidente que terá que torcer por alguns tropeços dos outros times e esses tropeços vão acontecer. A nossa decisão é no jogo contra o Goiás para partirmos para uma arrancada final”, emendou Barbosa.
Independentemente dos números, a boa atuação do Coxa contra o Corinthians, fora de casa, deu um alento de que o time tem condições de escapar do rebaixamento. “Acredito que se o Coritiba mantiver essa performance que teve principalmente neste jogo contra o Corinthians, a chance de escapar é muito grande”, frisou.

Tabela

Além do Goiás, o Coritiba terá ainda pela frente o Santos, em casa, o Palmeiras, fora de casa e fecha diante do Vasco, no Couto Pereira.