Acompanhando a intensa movimentação do mercado brasileiro, o Coritiba segue buscando reforçar seu elenco para a próxima temporada. Entretanto, apesar de manter longos vínculos contratuais com a maioria de seu elenco, o clube não está blindado do interesse de outros clubes. Mesmo com a irregular campanha da equipe no Brasileiro, quando só se livrou do rebaixamento na última rodada, individualmente alguns jogadores tiveram destaque. É o caso da trinca de volantes Júnior Urso, Willian e Gil, e também do meia Robinho, que já recebem sondagens.

Titular absoluto durante boa parte do ano, o volante Willian foi o primeiro a receber proposta. Procurado pelo Grêmio ainda durante as disputas do Brasileiro, o jogador esteve próximo de trocar o Alto da Glória pela Arena Grêmio. Em negociação que envolvia também o atacante Welliton, a transferência só não ocorreu – a diretoria gaúcha já havia, inclusive, acertado as bases salariais – porque o atleta gremista não honrou sua parte no acordo. Welliton até chegou a estar em Curitiba, mas na oportunidade, antes de realizar exames médicos foi procurado pelo São Paulo e, pela proposta financeira superior se ausentou imediatamente do hotel, sem dar qualquer satisfação ao Alviverde. Prata da casa, Willian tem contrato até dezembro de 2016.

Pelo bom desempenho ao longo de 2013, os volantes Júnior Urso e Gil, além ainda do meia Robinho, foram incluídos na lista de desejos de grandes clubes brasileiros. Entre os três, Robinho é o que apresenta maior valor de mercado. Os números demonstram isso. O jogador, de 26 anos, esteve presente em 52 dos 69 compromissos que o Coritiba disputou na temporada, entre Paranaense, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro. Regular dentro de campo, o meio-campista passou a ter status de peça chave na equipe, principalmente após a negociação de Rafinha com o futebol árabe. Igualmente desejados, Júnior Urso reforçou o sistema de contenção em 39 jogos, enquanto o polivalente Gil acumula 51 partidas, ora atuando como volante, ora como lateral-direito, na temporada. Os três estão na mira de Corinthians, Grêmio e Fluminense, e o interesse é confirmado pelo empresário dos jogadores, e diretor da LA Sports – empresa parceira do clube -, Luiz Alberto de Oliveira. ‘Especulação tem o tempo inteiro, ainda mais nessa época do ano. Mas o interesse existe. Tiveram algumas sondagens, o que é normal pelo bom Campeonato Brasileiro que eles fizeram’, afirma o agente. Luiz Alberto ressalta que apesar do interesse, os clubes ainda não oficializaram propostas, e caso elas cheguem a prioridade é sempre do Alviverde. ‘Até o momento não chegou nada oficial, mas em qualquer negociação deve haver sempre o interesse comum. E a prioridade é sempre do Coritiba’, completa.