Coxa se preocupa com a proximidade da ZR

A derrota para o Atlético-MG manteve o Coritiba ainda fora da zona de rebaixamento do Brasileiro, mas queimou as últimas gorduras que restavam. Isto obriga a equipe alviverde vencer o Corinthians, amanhã, às 16h, no Couto Pereira, caso não queira terminar a 16.ª rodada na zona de rebaixamento. O momento difícil do time, que não ganha há dois jogos, é reconhecido pelo técnico Marcelo Oliveira. “Temos que cuidar deste aspecto do rebaixamento. É muita pressão, é muito ruim ficar lá embaixo e temos que sair o mais rápido possível disto”, disse ele, no desembarque da delegação, ontem.

Depois de 15 rodadas, o Coxa tem um aproveitamento de apenas 33%, o sexto pior, entre os 20 clubes. Foram oito derrotas e apenas quatro vitórias, até agora, retrospecto suficiente para mantê-lo pouco acima da zona da degola. A necessidade de vencer é tão urgente, que o técnico admite trocar o bom futebol por um resultado favorável. “Vencer é fundamental, dá confiança, o torcedor vai junto. Jogar bem é importante, mas vitória é fundamental, principalmente neste momento. Às vezes vale mais a pena não jogar muito bem, mas que a bola entre”, observou o treinador coxa-branca.

Entre os jogadores, a avaliação é a mesma. “É importante vencer . Quando não pontua há duas, três rodadas, você desce para a parte de baixo. Mas a gente trabalha muito, nós vamos buscar, temos um plantel bom, uma equipe humilde, mas que tem que saber da responsabilidade. Temos que estar cientes que é preciso somar ponto pra subir”, diz o meia Lincoln.

A sequência de jogos, no entanto, é desfavorável para a recuperação do time, que vem enfrentando só “bichos-papões”, nas últimas rodadas. Após o Corinthians, campeão da Libertadores, o próximo adversário será o vice-líder Vasco, fora de casa . Em seguida, recebe o Cruzeiro e só terá, algum refresco na 19.ª rodada, quando encara o lanterna Figueirense, em Florianópolis. Antes, pega o Grêmio, no Couto, na decisão da vaga da Copa Sul-Americana. “Nós temos conversado muito sobre esta sequência. Inevitavelmente, nós teríamos que enfrentar estes times, mas coincidiu de ser seguidamente. Mas o time tem se comportado bem. Jogamos bem contra o Fluminense e o Atlético-MG”, declara Marcelo Oliveira.