O problema de vencer em seu estádio e raramente ganhar longe dele é um problema bem antigo do Coritiba. Desde a era dos pontos corridos, iniciada em 2003, a equipe coxa-branca tem uma média de apenas seis vitórias por ano atuando longe de seus domínios. Situação que fica escancarada no retrospecto contra o Sport, adversário de domingo – o Coxa não tem uma vitória sequer na Ilha do Retiro.

continua após a publicidade

A sina de vencer dentro de casa e perder fora já foi tratada pelo Paraná Online nesta semana analisando os últimos cinco anos. O Verdão, neste período, venceu 18 duelos longe do Couto Pereira – número embalado pela campanha campeã no acesso da Série B em 2010.

Analisando os últimos doze anos, quando o Campeonato Brasileiro parou de ser no sistema mata-mata, o número de vitórias aumenta. Mas tem uma explicação. Nos dois primeiros anos, a Série A era disputada por 24 clubes. Nos dois seguintes, 22 times disputavam a elite do futebol brasileiro.

O Coxa, em todo esse tempo, participou da Série B em três oportunidades e é outro fator que influencia bastante. Mas apenas pontuando as temporadas em que disputou a Série A, o Coritiba venceu 30 partidas em nove anos fora de casa: 3,3 por competição.

continua após a publicidade

“A dificuldade não é só do Coritiba, é de todos os times. Pela lógica, jogar longe é mais difícil e o time que atua com a torcida tem a obrigação de vencer. Claro que, se tiver aproveitamento maior, vamos brigar em cima por sermos fortes em casa”, comentou o goleiro Bruno.

Patamar! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

continua após a publicidade

Clique na imagem para ver em tamanho maior.