Coxa pode bater recorde de partidas numa temporada

Enquanto busca reforços, o Coritiba, paralelamente, planeja sua pré-temporada. Aí pode estar a chave do sucesso para 2013: elenco forte e time voando baixo. É o que o Coxa vai precisar, até por que poderá igualar ou até ultrapassar seu recorde de partidas em uma temporada. Neste ano, o Alviverde disputou 76 jogos. No ano que vem, pode chegar até a 78.

A equipe baterá a marca anterior se ocorrer uma combinação que o leve a disputar a Copa do Brasil e a Copa Sul-americana. O clube já tem garantidos 38 jogos pelo Campeonato Brasileiro e pelo menos 22 pelo Estadual. Se for para a final do Paranaense, onde tentará o tetracampeonato, serão 24. Neste caso, o Coritiba já teria asseguradas 62 partidas.

Devido às mudanças no regulamento da Copa do Brasil, que terá mais times na disputa, passando dos atuais 64 para 86 (incluindo os 6 que disputarão a Copa Libertadores, e que entram na 4.ª fase) o Coritiba, desde que deixe o torneio na 3.ª fase, faria seis jogos – isso se não eliminar as partidas de volta nas duas primeiras fases – e iria automaticamente para a Copa Sul-americana. Daí, na hipótese de chegar às finais da competição continental, faria mais 10 jogos e fecharia a temporada 2013 com 78 partidas.

A marca assusta, mas para o vice-presidente Paulo Thomaz de Aquino o clube está de olhos abertos para a possibilidade de ter um calendário cheio. “O Coritiba está muito atento à quantidade de jogos do próximo ano, para que não ocorra o desgaste que tivemos em 2012”, disse. Na temporada que se encerrou recentemente, o elenco alviverde sentiu a elevada seqüência de partidas. Algo que a própria preparação física admite, e se diz mais preparada para encarar o desafio. “Não podemos reclamar, por que a cada ano que passa o calendário vem se repetindo. Então temos que nos preparar porque é algo que já sabemos”, afirma Glydiston Ananias.

Para preparar o elenco, o Coxa programou a reapresentação para o dia 3 de janeiro. No dia 6, a equipe fará o início da pré-temporada em Assunção, no Paraguai. Em seguida, complementa os trabalhos em Foz do Iguaçu, por mais oito dias. A tendência é que todos os jogadores viajem, e que o time base que iniciará o Estadual seja formado por atletas sub-23 e dirigido pelo auxiliar técnico Tcheco. Um alento para 2013 é que durante a Copa das Confederações, a ser disputada de 15 a 30 de junho, o calendário nacional será paralisado e permitirá aos clubes realizarem uma intertemporada.