Em um dos jogos mais importantes que vai fazer nesta reta final do Campeonato Brasileiro, quarta-feira que vem, contra o Joinville, fora de casa, o Coritiba não terá um dos grandes responsáveis pela sua recuperação na competição nacional. Indicado pelo técnico Ney Franco e um dos líderes do elenco, o goleiro Wilson, com grandes defesas, provou em campo sua importância para o time coxa-branca, que deixou a zona de rebaixamento e de ser uma das piores defesas do torneio, para fora da área perigosa e melhorar consideravelmente seu aproveitamento defensivo no Brasileirão.

continua após a publicidade

Quando estreou na décima primeira rodada, Wilson pegou o Coxa afundado na zona de rebaixamento e ocupando a vice-lanterna da competição nacional. A estreia do arqueiro alviverde foi justamente no empate sem gols contra o Joinville, no Couto Pereira. Até então, o time coxa-branca, em dez rodadas, com o goleiro Bruno na meta, tinha tomado 14 gols e tinha o pífio aproveitamento de 23% na competição nacional.

O goleiro coxa-branca, que é um dos homens de confiança do técnico Ney Franco, assumiu a meta alviverde e, aliado a correção do posicionamento do sistema defensiva da equipe, sobretudo depois que o técnico Ney Franco teve um pouco mais de tempo para trabalhar, o aproveitamento defensivo melhorou consideravelmente. Nas 19 partidas em que Wilson foi titular, foram apenas 16 gols sofridos.

Para provar a importância do goleiro no time coxa-branca, o aproveitamento do Verdão no Campeonato Brasileiro com Wilson em campo praticamente dobrou. A equipe alviverde, até então na 19ª colocação, subiu para a 16ª e, nos 19 compromissos em que o goleiro esteve em campo, o Coritiba conquistou 45,6% dos pontos disputados e provou um maior equilíbrio entre defesa e ataque para escapar da zona de rebaixamento.

Bruno e Vaná na disputa

continua após a publicidade

Na derrota por 3×0 para o Atlético-MG, que foi o terceiro jogo que o goleiro tomou três gols em uma mesma partida – aconteceu nas derrotas para São Paulo e Santos, fora de casa -, Wilson tomou o terceiro amarelo e terá que cumprir suspensão contra o Joinville. Assim, o consolo para o técnico Ney Franco é a volta de Juninho, que formou com Walisson Maia a dupla de zaga mais eficiente do Verdão até agora.

O substituto do goleiro Wilson ainda não foi definido. Ney Franco tem mantido o rodízio entre os reservas Bruno e Vaná. Na Copa do Brasil, diante do Grêmio, Wilson não pôde atuar por já ter jogado a competição nacional pelo Vitória. Então, Bruno atuou e Vaná jogou em Porto Alegre. 

Opções

continua após a publicidade

Se conseguir recuperar jogadores que estão no departamento médico, como o atacante Kléber, o volante Alan Santos e o meia Ruy, o técnico Ney Franco terá, para a reta final do Brasileiro, um leque maior de opções para montar o Coritiba para fugir da zona de rebaixamento. “Conseguindo trazer esses jogadores do departamento médico, a gente tem uma equipe mais forte para entrar em campo. Isso pode ser determinante nesses nove jogos finais”, disse.

Madrasta! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!