Coxa não enfrentou nenhum gigante na Copa do Brasil

O caminho do Coritiba até a final da Copa do Brasil pode ser mais fácil do que em 2011. Isso porque, até aqui, não enfrentou nenhum time da Série A do Campeonato Brasileiro.

Na primeira fase, eliminou o Nacional-AM, que na temporada passada disputou a Série D. Na segunda, passou pelo ASA-AL, da Série B, e nas oitavas de final pelo Paysandu, que está na Série C. Agora, enfrenta o Vitória, que também figura na Série B. Se continuar assim, o caminho até a decisão pode manter o Coxa livre dos “times grandes”.

Se passar pelo rubro-negro baiano, o próximo adversário pode ser o Goiás, também da Série B, ou o São Paulo. Já na grande final, a única chance de terminar a Copa do Brasil sem pegar um time da Série A é se fizer a disputa do título contra o rival Atlético.

No ano passado, a situação foi bem diferente. O clube enfrentou quatro adversários da Primeira Divisão. Logo na primeira fase, encarou o Ypiranga-RS, fora das quatro séries nacionais. Mas na segunda fase teve pela frente o Atlético-GO, da Série A. Na sequência, derrotou o Caxias-RS, que está na Série C. Depois, só adversários diretos do Brasileirão. Nas quartas, veio o Palmeiras, enquanto nas semifinais o adversário foi o Ceará, até que, na final, o Alviverde cruzou com o Vasco.

Em 2009, ano em que o clube alcançou as semifinais, a situação foi parecida com a atual. Depois de passar por Holanda-AM, Bahia, CSA-AL e Ponte Preta, o time só enfrentou um adversário da Série A nas semifinais, quando pegou o Internacional e acabou eliminado.

Já em 1991 e 2001, quando também alcançou a semifinais, teve pela frente adversários da elite. Primeiro, Goiás, Flamengo e Grêmio; depois, Botafogo e, novamente, o Grêmio.