Coxa ganha nova pesquisa sobre sua história

Depois dos resultados e da história centenária levantada pelo grupo Helênicos, o Coritiba está ganhando um novo estudo. O analista de sistema Gilmar Alberto Pinto está pesquisando, através dos arquivos digitais dos jornais, a repercussão do Coxa nos noticiários de São Paulo.

Por enquanto, ele constatou que a referência ao Coritiba nas primeiras décadas do século passado não eram grandes, mas a distância para a época e as dificuldades de comunicação também não favoreciam. “O trabalho dos Helênicos é fantástico, mas com a publicação do acervo da Folha de S. Paulo fiquei interessado em saber a partir de quando o Coritiba era citado na imprensa paulista”, explica o torcedor coxa-branca.

No momento, ele evoluiu na pesquisa até 1938 e só descobriu que a cidade de Curitiba ainda era tratada como Coritiba, enquanto a equipe recebia poucas referências. “Ainda estou na fase de análise e estudo”, pondera. No entanto, a partir dos anos 1940, com um maior intercâmbio, o Coxa deverá ganhar mais destaque.

O resultado do trabalho Gilmar Alberto promete disponibilizar na internet. “Vou melhorar o conteúdo do meu blog (http://gilmaralberto.wordpress. com), em fase de experiência. Não quero colocar o que todo mundo coloca”, finaliza o historiador amador.