A decisão da Copa do Brasil 2011 vai marcar o confronto mais importante da história entre Coritiba e Vasco da Gama. Hoje centenários, paranaenses e cariocas reeditam um duelo que já ocorreu por 35 vezes e até então tinha em seu auge uma disputa semifinal do Campeonato Brasileiro.
Em 1979, Coritiba e Vasco duelavam para ver quem ficaria com a vaga na final do Brasileirão contra o Internacional. Na primeira partida, no Couto Pereira, 50.582 pessoas pagaram pra ver o empate por 1 x 1. Gols de Luís Freire pelo Coxa e Catinha pelos cruzmaltinos.
Na partida de volta das semifinais, diante de um público de 61.483 pessoas no Maracanã, a equipe carioca levou a melhor: venceu por 2 x 1, e ficou com a vaga na decisão. Paulinho e Roberto Dinamite balançaram a rede pelo Vasco, enquanto o zagueiro Gardel descontou para o Verdão do Alto da Glória.
No total de jogos, conforme dados do site dos Helênicos (www.historiadocoritiba.com.br), o Coxa está em desvantagem contra os vascaínos. Foram nove vitórias alviverdes, outros nove empates e 17 êxitos do clube carioca.



