Coxa e Palmeiras na final com histórico semelhante

Com as atenções voltadas totalmente para a final da Copa do Brasil, Coritiba e Palmeiras, após jogarem pelo Campeonato Brasileiro, iniciaram ontem a preparação para o jogo da próxima quinta-feira, às 21h50, na Arena Barueri. Se depender do retrospecto dos dois clubes na competição este ano, o equilíbrio promete ser total.

As duas equipes chegaram à decisão com campanhas muito semelhantes. O Coxa disputou dez partidas, somando 6 vitórias, 2 empate e 2 derrotas, enquanto o alviverde paulista fez nove jogos (eliminou a volta na segunda fase) com sete vitórias e dois empates.

No quesito gols, os dois estão ainda mais parecidos. Tanto Coritiba quanto Palmeiras marcaram 16 vezes, tendo o artilheiro do time com quatro gols: Anderson Aquino e Éverton Ribeiro pelos paranaenses e Barcos pelos paulistas. A diferença está na distribuição destes gols. Enquanto o Palmeiras balançou as redes em todas as partidas, o Coxa passou em branco quatro vezes, todas fora de casa, mas teve melhor poder ofensivo diante da torcida, inclusive aplicando dois 4 x 1 – contra Paysandu, pelas oitavas de final, e Vitória, nas quartas. Já a defesa coxa-branca se mostra melhor, com 4 gols sofridos (0,4 por jogo) contra cinco do adversário (0,55 por jogo).

Até mesmo na média de público os dois lados são semelhantes em números, mas na prática o Palmeiras tem levado mais torcedores em seus jogos. Com uma média de 16.449 pessoas por partida, o time paulista lotou mais o Jaime Cintra, em Jundiaí, e a Arena Barueri, onde mandou seus confrontos, estádios menores que o Couto Pereira, onde o Coxa manteve uma média de público de 14.299 por jogo.

Diante da torcida é que as duas equipes vêm mostrando força. O Coritiba, em cinco jogos, manteve os 100% de aproveitamento, com cinco vitórias. Os palmeirenses, em quatro jogos, somaram três vitórias e um empate. É justamente este que pode ser o diferencial entre tanto equilíbrio. Isto por que, longe de casa, o Coxa venceu apenas uma vez e obteve dois empates (ambos por 0 x 0) além de duas derrotas.