Histórico

Coxa crava nome em uma das marcas do futebol brasileiro

Ao mesmo tempo em que o Coritiba levantou a taça de campeão paranaense na tarde de ontem, o clube do Alto da Glória cravou seu nome em uma das grandes marcas do futebol brasileiro. Ao desbancar o Atlético, na Baixada, o Coxa igualou as 21 vitórias consecutivas do Palmeiras de 1996 e fica a apenas um êxito distante de quebrar o recorde do time paulista. Os números equivalem a jogos pelos estaduais e Copa do Brasil.

Para chegar à antiga marca, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo tinha em seu time jogadores como Djalminha, Rivaldo, Müller, Luizão, Cafu e Flávio Conceição. Em sua campanha, o Porco passou por São Paulo, Corinthians e chegou a aplicar 6 no Santos, em plena Vila Belmiro.

A comparação de nomes do elenco e adversários não ofusca o feito do Verdão paranaense. “Cada situação é única”, avalia o historiador Guilherme Straube, do grupo Helênicos. Para ele, é importante também ressaltar o planejamento do Coritiba para 2011. “Essa manutenção de uma base bem sucedida nos faz lembrar de 1972, quando o Coxa chegou em 5.º no Campeonato Brasileiro e no ano seguinte levou o Torneio do Povo”, analisa.