Coxa aproveita brecha no regulamento para usar a Vila

Mesmo com o Estádio Couto Pereira interditado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Coritiba foi beneficiado pela divergência no conteúdo de dois regulamentos da Federação Paranaense de Futebol – FPF e deve mandar parte dos seus jogos do Estadual no Durival de Britto.

O artigo 37 do Regulamento do Campeonato Paranaense 2010 abre uma brecha em relação ao 53 do Regulamento Geral da FPF. Não pune interdições por parte da Justiça Desportiva, acatando apenas as perdas de mando aplicadas pelo tribunal paranaense ou pareceres da comissão de vistoria local.

O diretor jurídico da FPF, Juliano Tetto, informou que para se livrar das imposições do artigo 37 – mandar jogos a 100 quilômetros de sua cidade sede – basta ao Coxa apresentar na federação os laudos de liberação do Couto Pereira junto a Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e CREA. “Para a Federação Paranaense de Futebol o estádio estaria liberado”, comentou.

O posicionamento vai de encontro com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O STJD entende que momentaneamente o Estádio Couto Pereira não oferece segurança ao público. Por isso, permanece interditado até que a CBF designe uma comissão para realizar vistoria no local.

De acordo com o procurador do STJD, Paulo Schmitt, o impasse no regulamento permite que o Coritiba jogue na Vila Capanema. “O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) é obrigado a respeitar a hierarquia em relação ao uso do estádio. Mas cabe a Federação Paranaense de Futebol definir os mandos de campo em seus campeonatos. O que não pode é jogar no Estádio Couto Pereira”, disse.

A diretoria do Serrano, adversário do Coritiba na estreia do Paranaense, apenas critica a situação. “Em princípio, não concordamos. Fica estranho uma entidade dar condições e outra não. Amanhã (hoje) terei uma conversa com o Helio Cury (presidente da FPF) e aí decidimos o que fazer”, afirma o vice presidente e advogado do clube, Paulo Guedes. Diretores do Coritiba afirmam que vão aguardar somente a homologação da rodada para confirmar que o clube vai jogar no estádio do Paraná Clube.