Couto Pereira faz 80 anos e prepara-se para 3ª reforma

Deixando de lado as duas derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro, hoje o Coritiba tem motivos para comemorar. Há 80 anos, em 1932, o clube inaugurava aquele que é o seu maior patrimônio: o Couto Pereira. No dia 20 de novembro daquele ano, a bola rolou pela primeira vez no estádio para a vitória do Coxa por 4 x 2 sobre o América-RJ. De lá pra cá, o Alviverde colecionou inúmeras conquistas em seu palco. “O Couto Pereira tem uma importância fundamental para a história do Coritiba. Foi onde conquistamos muito mais do que perdemos e tivemos jogos históricos lá. Eu mesmo pude presenciar todas as mudanças que aconteceram”, recorda o vice-presidente de futebol do clube, Paulo Thomáz de Aquino.

 

O estádio, que ainda é o maior do Paraná, prepara-se para entrar no terceiro ciclo. Depois de construído e inaugurado, ainda com o nome de Belfort Duarte, o local passou por uma ampla reforma e melhorias, a partir de 1958, deixando de ser de madeira para ter sua estrutura toda de concreto. Foi reinaugurado em 1977, e então passou a se chamar Major Antônio Couto Pereira – uma homenagem ao presidente coxa-branca na inauguração do estádio.

 

A partir do ano que vem, o palco da torcida coxa-branca passará por uma nova reforma significativa, com a revitalização da nova reta da Mauá, anunciada no dia do aniversário do Coritiba, no dia 12 de outubro. O setor ganhará o tão esperado terceiro anel e se tornará uma parte VIP do Couto, contando com camarotes, cadeiras sociais, lanchonetes e lounges.

A expectativa é que as obras tenham inicio no começo do ano que vem, mais provavelmente em janeiro, e que sejam finalizadas em outubro, próximo ao dia 12, quando o clube comemora aniversário. Entretanto, tudo ainda depende do cronograma e de fatores externos, como a previsão do tempo. “Eu sei que o pessoal da infraestrutura está vendo tudo para poder fechar o cronograma. O objetivo sempre foi chegar à data do aniversário do Coritiba com a obra pronta, mas isto depende muito de quando começar a obra e se o tempo vai ajudar”, explica Paulo Aquino.

Para comemorar o aniversário do estádio, o Alviverde está realizando promoções com os torcedores, que podem enfiar fotos e textos ou mensagens pelo twitter e concorrer a prêmios, como camisas oficiais, miniaturas do estádio, canecas e chaveiros. O regulamento pode ser conferido no site oficial do clube.