Subindo

Coritiba vence o Vila Nova e encosta no G4 da Série B

Thiago Lopes e Rodrigão marcaram os gols da vitória do Coritiba no Couto Pereira. Foto: Albari Rosa

Veio somente na 11ª rodada a primeira sequência de vitórias do Coritiba nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Com uma atuação segura em campo, o Coxa venceu o Vila Nova por 2×0, na noite desta terça-feira (23), no Couto Pereira, emplacou seu segundo triunfo na segunda divisão, chegou aos 18 pontos e subiu para a quinta posição na classificação. Mais perto do G4, o Verdão vai tentar manter o embalo nesta sexta-feira (26), diante do Operário, às 19h15, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.

+ Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Mais uma vez pressionado, o Coritiba teve dificuldades no primeiro tempo. Mesmo com mais posse de bola e dono das primeiras chances de marcar, o Coxa penou para ir com a vantagem mínima no placar para o intervalo. O nervosismo e a ansiedade atrapalhavam o time, sobretudo por conta da falta de paciência do torcedor. A primeira chance veio aos sete minutos, mas Matheus Sales, de fora da área, mandou por cima.

Com a marcação do Vila Nova bem encaixada, o Coritiba chegava com perigo quando conseguia mobilidade ofensiva. O caminho para conseguir o primeiro gol parecia ser pelo lado esquerdo. William Matheus e Robson incomodavam os marcadores do time goiano. Aos dez minutos, Thiago Lopes fez a jogada, Robson cruzou e William Matheus quase marcou. Na sequência, foi a vez do jovem Luiz Henrique, de fora da área, desperdiçar boa chance.

O Vila Nova veio para jogar por uma bola e tentava explorar os erros do Verdão. O time goiano quase surpreendeu aos 30. Mateus Anderson recebeu de Maílson, cabeceou no canto e o goleiro Alex Muralha fez grande defesa. Mais organizado, o Coxa foi premiado pela sua insistência, aos 37. Depois da cobrança de escanteio, William Matheus cabeceou na trave e, no rebote, Rodrigão estava no lugar certo e na hora certa para abrir o placar e fazer a festa do grande público presente no Couto Pereira.

O gol fez o Vila Nova sair um pouco mais. O time coxa-branca, então, já não tinha o controle da partida e não tinha a mesma capacidade para buscar o segundo gol. A equipe goiana passou a mostrar suas virtudes com a bola no pé e quase conseguiu o empate aos 43. Alan Mineiro fez boa jogada, Maílson recebeu livre e Alex Muralha garantiu a vitória parcial.

O resultado deu mais tranquilidade ao Coritiba. O time trouxe do vestiário mais organização, sobretudo porque tinha mais espaços para atacar o Vila Nova. O segundo gol, então, não demorou para sair. Aos seis minutos, Walisson Maia lançou, Thiago Lopes ganhou da defesa e, com categoria, tocou na saída do goleiro Rafael Santos.

+ Confira a classificação completa da Série B!

Mas o Vila Nova não se entregou. O time goiano foi em busca do primeiro gol e quase conseguiu, aos nove, mas Alex Muralha impediu no chute de Mateus Anderson. Com a boa vantagem, o Alviverde conseguia ter uma atuação como há muito tempo não se via. Tinha o controle do jogo e também os espaços para os contra-ataques. Por isso, Igor Paixão substituiu Thiago Lopes para dar mais velocidade à equipe.

Assim, o Coritiba ficou mais perto do terceiro gol do que de sofrer o primeiro. Recém-chegado, Robson teve a chance em duas oportunidades. Na primeira, o camisa 30 arriscou da entrada e quase marcou. Depois, na grande jogada de Rodrigão, ele recebeu na área, mas demorou para chutar e foi desarmado.

Já na base do tudo ou nada, o Vila Nova se lançou para cima do Coxa, mas encontrava o adversário com a marcação bem encaixada. Mesmo assim, os goianos conseguiam levar perigo e, aos 30, Maílson quase diminuiu a vantagem alviverde. Quando a defesa não conseguia afastar, Muralha impedia o primeiro gol adversário. Aos 36, o goleiro fez grande defesa na cabeçada de Bruno Mota.

O Coritiba tinha o controle da partida e tinha espaço para os contra-ataques. Mas não soube aproveitar para ampliar a vantagem e completar a festa no Couto Pereira. Ficou, então, a atuação segura em campo e a conquista da segunda vitória seguida pela primeira vez nesta Série B.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE B
1º Turno – 1ª Rodada

Coritiba 2×0 Vila Nova

Coritiba
Alex Muralha; Felipe Mattioni, Walisson Maia, Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Luiz Henrique e Thiago Lopes (Igor Paixão); Juan Alano (Giovanni), Robson (Welissol) e Rodrigão.
Técnico: Umberto Louzer

Vila Nova
Rafael Santos; Jeferson, Wesley Matos, Diego Jussani e Romário; Joseph, Ramon e Alan Mineiro (Elias); Mateus Anderson (Capixaba), Alan Carius (Bruno Mota) e Mailson.
Técnico: Marcelo Cabo

Local: Estádio Couto Pereira
Árbitro: William Machado Steffen (SC)
Assistentes: Éder Alexandre (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Gols: Rodrigão, 37 do 1º; Thiago Lopes, 6 do 2º
Cartões amarelos: Luiz Henrique (COR); Romário, Ramon, Capixaba (VIL)
Público pagante: 21.030
Público total: 21.475
Renda: R$ 246.149,80

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!