Para mirar no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro, o Coritiba vai precisar encorpar seu elenco. Isso porque algumas dispensas, outras baixas para o departamento médico, e, principalmente, as limitações do elenco, estão deixando Eduardo Baptista sem muitas opções. Ainda que tenham sido contratados 14 jogadores desde o início da temporada, será necessário reforçar algumas áreas para que o time tenha um melhor rendimento na competição e acabe de vez com a oscilação.

continua após a publicidade

Entre as baixas, estão duas dispensas: o volante João Paulo, que vai para o Londrina, e o lateral-direito César Benítez, que rescindiu o contrato. Em tratamento, e ainda sem poder jogar, os laterais-direitos Carlos César e Rodrigo Ramos sequer puderam ser utilizados este ano. Já os atacantes Kléber e Mosquito treinam com o elenco, mas estão fora dos planos.

Com 18 pontos somados na Série B, o Alviverde é o quinto na tabela e precisa ser mais agudo, sobretudo nos jogos fora de casa, para melhor seu aproveitamento. Apresentando, muitas vezes, dificuldade na criação e na finalização, o time perdeu quatro vezes e empatou duas até o momento jogando longe da sua torcida. Em casa, cinco vitórias e 100% de aproveitamento, mas isso não será o suficiente caso o Coritiba queira focar no acesso.

Até aqui, o time não empolgou. Desde o Campeonato Paranaense, quando chegou à final, o Coritiba não apresentou um bom futebol. Mesmo em vitórias tranquilas, não teve uma boa atuação, com falhas e pouca criação. Problemas que vem desde o período com Sandro Forner no comando. Exceção ao goleiro Wilson, que vem salvando a equipe, todos os outros setores tiveram jogadores testados e o elenco rodado, em busca da peça ideal, que ainda não engrenou.

continua após a publicidade

Ainda que não possa esperar aumentar muito seu elenco, o técnico Eduardo Baptista sabe que essas possíveis contratações, se acertadas, poderão vir em bom momento. Após o último jogo do Coritiba, em que a equipe saiu com empate em 1×1 com o Juventude, em Caxias do Sul, o treinador confirmou que há um esforço para turbinar o elenco.

“A gente tem conversado bastante e a diretoria está trabalhando nisso. A gente está de olho no mercado, nessa movimentação pra gente poder reforçar. É uma equipe bastante jovem e se tiver à disposição um reforço de qualidade, que venha para nos ajudar”, explicou ele, que acha importante contar com peças que estejam prontas para serem acionadas de imediato.

continua após a publicidade

“Não são três ou quatro peças. Às vezes uma ou duas podem dar o encaixe bom. Todos somos cientes de que na Série B, para subir, você precisa ter um elenco forte”, finalizou o técnico.

Recursos

No entanto, quem for contratado, não virá com tanta pompa. Seguindo a cartilha de campanha do presidente Samir Namur, que garantiu não fazer ‘extravagâncias‘ financeiras para trazer jogadores, a tendência é que venham poucos reforços. Além disso, como também promessa de campanha, o clube vem testando os garotos da base no time. Na atual temporada, o Verdão já utilizou 21 pratas da casa. Os últimos que estrearam no profissional foram os atacantes Nathan e Pablo Thomaz.

E a tendência é que mais crias da base sejam testadas. O volante Romeu e o atacante Igor Jesus, que são do sub-19, participaram do treino do Coritiba, realizado no CT da Graciosa, na última quarta-feira, e estão sendo observados pela comissão técnica.