Ufa!

Coritiba terá o final de ano mais tranquilo desde 2011

Coritiba pode comemorar. Time não passará sustos nas últimas rodadas do Brasileirão. Foto: Jonathan Campos

O torcedor do Coritiba, depois de altos e baixos e de muitas incertezas ao longo do Campeonato Brasileiro, pode, enfim, respirar aliviado nesta reta final de temporada. A vitória do Corinthians por 1×0 sobre o Internacional, em São Paulo, na noite de segunda-feira (21), colocou um fim na luta do Verdão contra o rebaixamento e o time, agora, terá uma reta final de competição nacional como há muito tempo não se via.

Mais precisamente desde 2011, quando o Alviverde retornou à Série A e lutou até a última rodada por uma vaga na Libertadores, mas acabou o Brasileirão na oitava posição, somente três pontos atrás do Internacional, quinto colocado na ocasião. O Verdão chegou perto do G4, mas acabou, na última rodada perdendo para o Atlético, na Arena da Baixada, no duelo que marcou o rebaixamento do Furacão para a Série B.

No ano seguinte, o Coritiba terminou na 13ª posição com 48 pontos, mas escapou do rebaixamento somente na penúltima rodada, quando mesmo perdendo para o Cruzeiro, acabou sendo beneficiado pelo empate do Sport diante do Fluminense. Assim, o Verdão, que iniciou a penúltima rodada com cinco pontos de vantagem para a ZR, terminou com quatro e garantiu sua permanência na Série A.

Em 2013, o Coxa chegou para a última rodada do Brasileirão com chances de cair. O time alviverde, que terminou a temporada com Tcheco como técnico interino, escapou depois de vencer o São Paulo, em Itu, por 1×0, terminando na 11ª posição, com 48 pontos, quatro a mais que a Portuguesa, rebaixada no tapetão por ter escalado um jogador irregular.

Em 2014, o Alviverde conseguiu escapar da degola somente na penúltima rodada, quando venceu o Atlético-MG, fora de casa, por 2×1, em mais um ano onde os triunfos como visitante foram poucos. Assim, o Verdão, que terminou o Brasileirão daquele ano na 14ª posição, com 47 pontos, na última rodada fez uma despedida dos gramados a altura para o meia Alex. Diante do Bahia, que ainda tinha chances de escapar do rebaixamento, a equipe coxa-branca venceu de virada por 3×2 e encerrou bem a temporada.

Por fim, no ano passado, o drama do Coritiba contra o rebaixamento durou até a última rodada, quando empatou sem gols diante do Vasco, no Couto Pereira e garantiu sua permanência na Primeira Divisão. Com isso, o Coxa fechou o ano mais perto da zona de rebaixamento, somente dois pontos atrás do Avaí, primeiro time dentro da zona de rebaixamento da competição nacional.